NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sábado, 24 de março de 2012

FERROVIÁRIA VENCE E SE CLASSIFICA PARA AS QUARTAS DE FINAL DO PAULISTA

Vitória garantiu vaga no quadrangular decisivo com uma rodada de antecipação



Araraquara, SP- A Ferroviária está na fase final do Paulista da Série A2. A Locomotiva sacramentou sua ida para o quadrangular decisivo do Estadual, ao vencer o Grêmio Barueri, por 2 a 1, no confronto direto por vaga no G8 da competição. No duelo disputado na noite deste sábado, na Arena da Fonte e válido pela 18ª rodada do certame, o time orientado pelo técnico Ito Roque, presenteou a torcida grená, que compareceu em grande número, empurrando o time para a classificação. Vanderson e Fabrício Carvalho anotaram os gols do triunfo afeano, ambos no 2º Tempo.
Com o triunfo, a Locomotiva chegou aos 32 pontos, figurando na quarta colocação, não podendo mais ser alcançada na última rodada do campeonato. Já o Barueri, que necessitava do resultado positivo para seguir pleiteando um lugar na etapa seguinte da A2, permaneceu com 26 pontos na nona posição e não reúne mais chances de classificação.     
Além de sacramentar seu lugar entre os oito clubes que irão lutar pelas quatro vagas na elite do futebol paulista em 2012, o time de Araraquara estabeleceu a marca de seis vitórias consecutivas na Fonte Luminosa, feito que não se repetia na disputa do Campeonato Paulista, desde o ano de 1982. Atuando em seus domínios na primeira fase, a AFE disputou 27 pontos e obteve23. Aequipe grená continua tendo a defesa menos vazada do Estadual, com apenas 17 gols sofridos. Fabrício Carvalho, artilheiro do time, anotou seu décimo gol no campeonato.
Já classificada, a Ferroviária tem agendado para o próximo domingo, às 10h, diante do Red Bull, em Campinas, sua última apresentação na etapa inicial da Série A2. No mesmo dia e horário, o Grêmio irá receber o Rio Claro, na Arena Barueri.
Jogo franco
Precisando de uma vitória simples para consolidar presença na fase final da Série A2, a Ferroviária entrou em campo para realizar o confronto direto contra o Grêmio Barueri, que para continuar alimentando o sonho da classificação, veio a Araraquara necessitando do resultado positivo. Empurrada pela ‘massa grená’, a Locomotiva iniciou a partida determinada a atingir sua meta. Contudo, foi do Abelha o primeiro lance de real perigo na partida. Aos cinco minutos, após cruzamento do lateral Marcos Pimentel pela direita, o atacante Magrão disputou a bola com a zaga grená e na conclusão exigiu uma defesa no reflexo do goleiro Everton. 
Atuando com a mesma formação que empatou com o São Bernardo no meio de semana, a AFE respondeu logo em seguida, quando da intermediária, o meia-atacante Tatuí desferiu forte chute, que passou rente ao travessão guarnecido pelo goleiro Juninho.
Contando com o apoio irrestrito de seus torcedores, o time grená seguiu pressionando o onze barueriense. Aos nove, em cobrança de falta no bico direito da grande área, o atacante Fabrício Carvalho rolou para Tatuí, que chutou colocado, fazendo com que Juninho fizesse uma difícil intervenção. Nos dez primeiros minutos de bola rolando, as duas equipes procuraram explorar as descidas pelo lado esquerdo do campo.
O Grêmio voltou a assustar na marca dos 15 minutos, em jogada trabalhada pelo lateral-esquerdo Leonardo. Ele rolou no meio para a batida de pé esquerdo de Tiago Gentil, e a bola passou perto do poste esquerdo da meta afeana. Sem perder tempo, a Locomtiva voltou a visistar o campo de defesa do Barueri, aos 17 minutos. Bruno cobrou escanteio e o pequeno Tatuí surgiu entre os zagueiros, e mesmo desiquilibrado, conseguiu concluir num desvio rasteiro, que saiu perto do canto esquerdo da meta de Juninho.
Na marca dos 25, em jogada idealizada pela direita, Alê enfiou pelo meio para Magrão, nas costas da zaga grená, que dominou a bola, mas deixou escapar, perdendo na dividida com Everton, que de forma arrojada saiu nos pés do atacante barueriense. Quatro minutos mais tarde, o lateral Leonardo desceu pela esquerda e da entrada da área, arriscou mais uma vez o chute, e para o alivio da torcida presente a bola saiu para a linha de fundo.
Na última chance da etapa inicial, o lateral-esquerdo Cazumba se projetou em velocidade, fez o levantamento buscando o artilheiro Fabrício Carvalho, que escorou no segundo pau, mas a bola parou zagueiro. Jogadores e a torcida grená pediram toque de mão, porém o árbitro nada marcou.0 a0, placar final do 1º Tempo.    
Locomotiva atropela
A Ferroviária retornou do vestiário com uma alteração. Vanderson entrou no lugar do zagueiro Rafael Dias, que saiu machucado. A primeira investida da AFE ao ataque foi incisiva, já que o atacante Jobinho, próximo a entrada da área, arriscou uma bicicleta, que levou perigo ao gol de Juninho.
Aos sete minutos, Jobinho ganhou em velocidade do zagueiro, invadiu a grande área e foi calçado pelo zagueiro Diego Giaretta. Fabrício Carvalho se apresentou para a cobrança e converteu, batendo no canto esquerdo, sem chances de defesa para o arqueiro Juninho. Quando todos comemoravam o gol, o árbitro ordenou nova cobrança. Novamente o artilheiro da Locomotiva na A2 partiu para a batida, trocou de lado, e o goleiro conseguiu fazer a intervenção. Revolta dos jogadores, comissão técnica e torcida da Ferroviária, com a conduta de Thiago Oliveira Rosa  
O time grená não se abateu, e aos 16 minutos, em jogada de bola parada, a Ferroviária abriu o placar. Tatuí bateu cruzado, a meia altura da direita, e Vanderson apareceu como um foguete entre os  zagueiros, desviando para o fundo da rede barueriense. Frisson na Arena: Ferroviária 1X0.
O adversário partiu para o tudo ou nada e na marca dos 20 minutos, após levantamento na área, a bola sobrou para Marcos Vinicius que por duas vezes mandou a bola contra a trave de Everton.
Destaque do time na partida, aos 27, o meia Tatuí, que foi importante tanto na criação como na marcação, deixou o campo cansado, sendo substituído por Ricardinho. Em sua primeira participação, o atacante lançou Jobinho, que recebendo em velocidade, chutou forte, com o pé direto, mas a bola passou sob o gol do Barueri. Antes dos 30 minutos, o técnico Evandro Guimarães, já havia queimado suas três alterações.
A Locomotiva seguiu ocupando espaço em seu campo de ataque. Aos 31, Jobinho recebeu a bola na ponta-esquerda, puxou a marcação e fez o cruzamento para a entrada fulminante de Fabrício Carvalho, que fez a bola dormir no fundo da rede do arqueiro Juninho, levando à loucura os torcedores presentes no estádio: Ferroviária2 a0, o décimo gol do artilheiro na competição. Na marca dos 40 minutos o volante Vanderson foi expulso de campo. 
O Grêmio conseguiu diminuir o marcador, aos 41, quando Marcelinho cobrou falta no centro da área e na tentativa de afastar o perigo, Felipe Blau acabou tocando na bola, que ganhou a trajetória do gol, sem chances de defesa para Everton, no canto direito:2 a1.
Com o adversário necessitando desesperadamente do resultando positivo, nos últimos dez minutos, a Ferroviária, inteligentemente manteve uma postura equilibrada em campo, valorizando a posse de bola, jogando pelas beiradas do campo, tentando os contra-ataques. Perante o apoio incondicional da torcida, a Locomotiva administrou o placar, garantindo assim, a festa da nação grená como término da partida. Fim de jogo: Ferroviária2 a1. 
Personagens
Com participação efetiva no confronto, principalmente nos lances de gol, o atacante Jobinho falou sobre o êxito. “O grupo estava focado em conseguir a classificação. A vitória coroou a dedicação e comprometimento de todos os jogadores, mesmo os que hoje não estiveram presente em campo, mas que têm papel fundamental na conquista da vaga para a fase final. O elenco e comissão técnica demonstraram sintonia, e felizmente foi possível presentear a torcida, vencendo a partida”, analisou o atacante Jobinho após a partida.
Após tirar a Ferroviária da zona de risco no Estadual, o técnico Ito Roque atingiu o objetivo de levar o time de sua cidade para o quadrangular final da Série A2. “Viemos para um desafio, que era tirar a AFE de uma situação incomoda na tabela, e projetar o time para a classificação na primeira fase. É importante frisar que não fosse o empenho e entrega de cada atleta, nós não teríamos chegado ao nosso objetivo. Eles estão de parabéns, porque, justamente no ano em que a competição está nivelada por cima, conseguiram obter a vaga para a fase final, presenteado os torcedores que compareceram em grande número”, destacou o treinador araraquarense.  “Um novo campeonato vai começar com o quadrangular e a meta, como não poderia ser diferente, é conseguir levar a Ferroviária de volta à elite do futebol paulista”, complementou.
Ficha Técnica                                                                
Ferroviária2X1 Grêmio Barueri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.