Praça Central e de Paulicéia recebem exposições de Nicolielo
Exposição começa ás 8 na Praça Central
Gavião Peixoto apresenta nos dois próximos domingos o projeto "L'Arte è Móbile”. O artista plástico Antônio Carlos Nicolielo apresenta pessoalmente na cidade a exposição Festa Baile. Através da Secretaria de Cultura, a primeira etapa será neste domingo, das 8 ás 11 horas, na Praça de Nova Pauliceia. No próximo domingo a Praça Central de Gavião também receberá a exposição.
“Ideal são as saídas de missas e lugares de festas locais. Gente se amontoa e gosta da arte e se surpreende com o trailerzinho que tem até frigobar e luz dentro. Crianças fazem perguntas e querem também ser pintores. Perguntam da luz e sombra, da técnica usada e onde podem comprar pincéis, telas e tintas. Adultos se iluminam nos olhos. É prazeroso, gratificante, muito cigano e mambembe”, afirma Nicolielo.
Natália Fratuci, secretária da pasta, conta que o projeto iniciou em Nova Europa, cidade natal do artista e consiste em expor arte em áreas públicas. “Em um trailer Nicolielo transporta suas telas para exposições. As obras não estão à venda. O objetivo vai além de mostrar sua arte, mas levá-la para quem não tem acesso ou o hábito de visitar galerias de arte ou museus. O artista é da região nos enche de orgulho por ser reconhecido internacionalmente principalmente como chargista”, comenta.
O artista
Antônio Carlos Nicolielo nasceu em Nova Europa (SP), em 11 de fevereiro de 1948. Iniciou sua atividade profissional em Bauru (SP), trabalhando como repórter, redator e chargista político dos jornais Folha do Povo, Jornal da Cidade e Diário de Bauru. Foi também Diretor de Arte do Departamento de Marketing do Banco Noroeste do Estado de São Paulo, Editor de Arte da Revista Noroeste, capista e ilustrador das revistas Visão, Veja, Status, Viaje Bem, Futuros/Agronegócios e da Bolsa Mercantil & Futuros de São Paulo.
Nico foi chargista e ilustrador de jornais como Diário de S. Paulo, Diário da Noite, Folha de S. Paulo e Folha da Tarde; foi colaborador de O Pasquim. No exterior, publicou em países como Alemanha, Canadá, Grécia, Alemanha, Bulgária e Polônia.
Em 1985 foi escolhido e premiado pela Comissão Editorial Europeia como um dos mais importantes cartunistas do mundo (Skona Skant - 170 Cartoonister - Bra Brocker Editora - Suécia). Desde 1998 é afiliado ao Cartoonist & Writers Syndicate e ao The New York Times Syndicate, que distribuem seus trabalhos para mais de 150 publicações no mundo todo.
Tem obras no Museum of History, em Bonn (Alemanha); House of Humor, em Gabrovo (Bulgária); Museum of American Life, em Hartford (EUA); Museum of Cairo (Egito); Museo do Humor de Galícia (Espanha).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.