Aproveitando que a foto que ilustra este
site, e da parte central de Gavião Peixoto, aqui a história da Cidade de
Asas...já que com certeza muitos devem desconhecer sua
veracidade...
HISTÓRIA
DA CIDADEHISTÓRIA
DA CIDADE
Gavião Peixoto tem origem no início do século. O
governador do Estado implantou uma política de interiorização habitacional e foi
criado o projeto de Nova Europa, Nova Paulicéia e Gavião Peixoto. O decreto de
criação da cidade foi assinado em 12 de janeiro de 1907. As terras pertenciam a
Sesmaria de Cambuhy, cujo proprietário era o Conselheiro Bernardo Avelino Gavião
Peixoto. Em sua homenagem, o núcleo formado às margens do Rio Jacaré-Guaçu,
recebeu seu nome. Depois veio a ferrovia, por meio da estrada de ferro
Douradense, útil para o escoamento da produção e para o transporte de pessoas e
cargas. A usina hidrelétrica, construída pela Companhia de Força e Luz de Jaú,
começou a ser formada em 1908. Os operários ficavam alojados no local onde é
hoje a praça da cidade. Com a usina, interesses econômicos trouxeram novos
habitantes para Gavião Peixoto. Hoje, pretencendo a CPFL, a usina ainda fornece
energia, por meio de seus geradores originais importados da Inglaterra. Muitos
russos vieram para a cidade na época da Revolução Russa. Com a febre amarela,
essa colônia russa foi praticamente dizimada. Hoje, resta apenas um cemitério no
bairro rural de Nova Paulicéia. A ferrovia foi desativada em 1969 e a cidade só
volta a ter acesso fácil às cidades da região por meio das rodovias (SP-331 e
Rodovia Nelson Barbieri, que liga Gavião Peixoto a Araraquara. O fim da estrada
de ferro provocou um declínio na economia do local, agravado com a quebra na
lavoura do algodão. A cultura de laranja responde por 53% da economia e a
cana-de-açúcar por mais 38%. No caso da laranja quatro empresas dominam o setor:
Fischer, Cutrale, Marchesan e Maruiama. Uma nova fase na economia de Gavião
Peixoto está para começar, o município foi escolhido para ser sede da segunda
fábrica da Embraer.
ESTAÇÃO: A estação de Gavião Peixoto deu origem
ao distrito do mesmo nome, no município de Araraquara e foi inaugurada em
1908, juntamente com as estações de Nova Paulicéia e Nova
Europa, mais à frente na nova linha. Era originalmente uma das três
colônias resultantes do desmembramento em 1908 do Núcleo Colonial do
Cambuhy, organizado pelo Governo já visando, ao que parece, a chegada da
ferrovia. As terras da agora cidade foram
ACIMA: A notícia do jornal O
Estado de S. Paulo de 2 de abril de 1908 foi reproduzida na seção especial do
jornal cem anos mais tarde: inaugurada a estação de Gavião Peixoto (O Estado de
S. Paulo, 2/4/2008). ABAIXO: O núcleo de Gavião Peixoto, em 1918. A estação não
aparece na foto. (Da revista A Vida Moderna, 1918). doadas no final de 1906 ao Governo do Estado pelo
Conselheiro Gavião Peixoto: aí a origem do nome. No início, o distrito
era Nova Paulicéia, mas Gavião Peixoto cresceu mais e
tornou-se a sede. Em 1930, o pátio da estação foi "fechado" por exigência da
Câmara Municipal (de Araraquara), ou seja, foi cercado com ripões de
madeira, no caso. Em 1949, a estação passou a fazer parte do ramal de
Ribeirão Bonito, da Cia. Paulista. Desativada em 1969, a estação sobrevive
até hoje. Ficou abandonada até meados da década de 80, quando foi comprada e
restaurada por um casal da cidade, os srs. Luiz e Maria
Azolino. Maria conta que a mãe de Luiz, uma alemã
imigrante, chegou à cidade de trem descendo ainda numa estação provisória,
situada segundo ela antes da atual, uma paradinha coberta. Os laços com a
estação ficaram muito fortes e os Azolino decidiram que a estação deveria
ser preservada. Atualmente é a casa em que eles moram, com um grande jardim,
bonito e arborizado, sendo que a plataforma está praticamente igual ao que era
nos áureos tempos. Quanto à cidade, Gavião Peixoto tornou-se município em
1995, mas ainda é muito pequena e calma. (Fontes: Relatório da E. F. Dourado,
1909; Maria Azolino, 2002; Museu do Imigrante de São Paulo; A Vida Moderna,
1918; Arquivo do Estado de São Paulo; Ralph M. Giesbrecht, 2002; O Estado de S.
Paulo, 21/12/1906; O Estado de S. Paulo, 2/4/2008; Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local) |
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Capa do estudo que deu origem aos núcleos de Gavião
Peixoto, Nova Paulicéia e Nova Europa, no início do século. Acervo do Arquivo do
Estado de São Paulo |
Ao fundo, à direita, a estação de Gavião Peixoto.
Foto de cerca de 1911, a partir de original do Museu do Imigrante de São Paulo
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Em 30/04/2002, a velha estação de Gavião Peixoto
ainda existe, imponente... |
...com detalhes do passado glorioso... |
...quando nesta plataforma desembarcavam imigrantes
cansados... |
...mas numa época de esperanças, onde a bilheteria
funcionava a todo vapor. Fotos Ralph M. Giesbrecht |
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