NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

G1 -TRABIJU EM 1º LUGAR A NÍVEL NACIONAL

Trabiju, SP, é a primeira do país em desenvolvimento social, aponta FGV

Cidade de 1.544 habitantes teve ISDM de 6,28, numa escala de 0 a 10.
Áreas de saúde e segurança receberam nota máxima, segundo a Fundação.

Do G1 São Carlos e Araraquara

Com apenas 1.544 habitantes, Trabiju tem maior índice de desenvolvimento social (Foto: Reprodução/ EPTV)Trabiju tem maior índice de desenvolvimento
social (Foto: Reprodução/ EPTV)
O município de Trabiju (SP) possui o maior índice de desenvolvimento social do país, segundo o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), lançado nesta terça-feira (4) pelo Centro de Microeconomia Aplicada da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).
O município de 1.544 habitantes, que fica na região de Araraquara, apresentou ISDM de 6,28, em uma escala de varia de 0 a 10. Trabiju obteve bons desempenhos em todas as cinco dimensões avaliadas pelo estudo, com destaque para a variável saúde e segurança, com nota máxima, bastante acima da média nacional de 5.
Para atribuir a nota a cada município e estado, o indicador avalia, além de saúde e segurança, as dimensões habitação, renda, trabalho e educação. O número foi calculado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Saúde e da Educação.
Outros municípios
Dos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo, quase 96% deles apresentaram desempenho acima da média do Brasil em 2010. As cidades de Cândido Rodrigues (SP) e Águas de São Pedro (SP), vêm logo depois de Trabiju, com a nota 6,27.
Os municípios que apresentaram os 10% maiores ISDMs estão todos localizados nas regiões Sul e Sudeste, destaca a FGV. Destes 556 municípios, 55,2% pertencem ao Estado de São Paulo, 20,5% ao Estado de Minas Gerais e 11,9%, ao Estado do Rio Grande do Sul.
Já os municípios com os 10% menores resultados concentram-se, em sua grande maioria, nas regiões Norte e Nordeste. O município com o pior resultado do país foi Uiramutã, em Roraima, com ISDM de 0,55.
Unidades federativas
O Distrito Federal é a unidade federativa com maior índice de desenvolvimento social no país. O DF, representado apenas pelo município de Brasília, obteve resultado superior às demais unidades federativas, atingindo ISDM de 5,71.
Na sequência, aparece o estado de São Paulo, também com nota 5,71 – embora tecnicamente a nota pareça a mesma, São Paulo ficou em segundo lugar porque as variáveis que compõem sua nota tiveram desempenho pior. A média mais baixa foi a do estado do Maranhão, com ISDM de 3,35.
De acordo com André Portela, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada, o objetivo do indicador é o estabelecimento de metas para as políticas públicas. "Serve de comparação entre os municípios e faz direcionar o foco da política para essas dimensões ou redimensionar os esforços para uma região que tem mais carência que outra, serve de parâmetro para avaliações das políticas públicas e para o estabelecimento de metas de objetivos a serem alcançados pelas políticas públicas”, disse.
O indicador foi calculado e divulgado para todos os 5.565 municípios existentes do país em 2010.
Para ler mais notícias do G1 São Carlos e Araraquara, clique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.