NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

TER FÉ, MAS SEM RELIGIÃO, ELEVA RISCO DE TRANSTORNOS

Ter fé, mas sem religião, eleva risco de transtornos
Publicidade
DE SÃO PAULO
Ter fé, mas sem religião, eleva risco de transtornos mentais, diz pesquisa de universidade britânica. http://folha.com/no1213171

(Foto: France Presse)
Pessoas espiritualizadas, mas que não seguem uma religião formal, são mais propensas a sofrerem de transtornos mentais do que ateus e religiosos "tradicionais".
O trabalho, feito pelo University College London e publicado no "British Journal of Psychiatry", entrevistou 7.400 pessoas na Inglaterra, das quais 35% seguiam uma religião, 19% eram espiritualizadas e 46% não eram uma coisa nem outra, ateus e agnósticos.
Os espiritualizados não religiosos tiveram um risco 77% maior de abusar de drogas. Eles também foram muito mais propensos a sofrer de transtornos alimentares, fobias e neuroses.
Os autores do artigo, liderados pelo professor Michael King, reconhecem que são necessários outros estudos para realmente destrinchar e explicar essa relação entre os espiritualizados e os transtornos mentais.
Eles, no entanto, sugerem uma explicação, mesmo que parcial, para o fenômeno: a falta da estrutura de uma religião formal na busca espiritual pode deixar os crentes mais vulneráveis aos problemas mentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.