NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ONDE ESTÁ A LIBERDADE DE IMPRENSA? JORNALISTA FICA IMPEDIDO DE TRABALHAR

Qua, 30 de Janeiro de 2013 13:19    
Presidente da Câmara de Araraquara impede trabalho de jornalista e ataca liberdade de imprensa
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) assinam a nota de repúdio encaminhada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) contra a atitude do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, João Farias (PRB), que, na sessão do último dia 22 de janeiro, proibiu o trabalho de jornalista profissional, em flagrante ato de perseguição pessoal, prática de censura e ataque à liberdade de imprensa.
Leia a íntegra da nota:
"O jornalista Raphael Pena, profissional devidamente registrado nos órgãos competentes, foi impedido pelo presidente da Casa de entrar no recinto reservado aos vereadores para poder realizar seu trabalho, sendo que o acesso ao mesmo local foi permitido aos fotógrafos dos demais meios de comunicação.
Discriminar por questões de pessoalidade e fazer retaliações no exercício da função pública é inaceitável em nosso Estado Democrático de Direito. O acesso e a divulgação da informação garantem o sistema democrático, são direitos do cidadão, e o cerceamento de ambos constitui violação dos direitos humanos.
Mesmo considerando a entrevista concedida por Farias quando de sua eleição para presidir a Câmara pelo próximo biênio, na qual ele diz diretamente que irá “endurecer” com om movimentos sociais e sindicais, a atitude arbitrária de barrar o jornalista é uma afronta à liberdade de imprensa e não será tolerada.Todas as medidas cabíveis serão tomadas para que este tipo de perseguição não volte a ocorrer."
Entenda o histórico
Raphael Cruz Pena é jornalista e trabalha como assessor de imprensa no Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar). A entidade tem um jornal bimestral dirigido a toda a categoria.
Na sessão da Câmara realizada no último dia 21, ele foi impedido de acessar o plenário, local onde os fotógrafos de outras mídias estavam trabalhando. Para o SJSP, Pena disse que "“a informação oficial, porém verbal, foi de que apenas a imprensa 'oficial', termo depois trocado por 'comercial', poderia entrar ali e que, pelo regimento interno, esta decisão cabe única e exclusivamente ao presidente da Casa"”.
Diante do ato arbitrário que atenta contra o exercício profissional e a liberdade de imprensa, o SJSP está em contato com o jornalista e tomará todas as providências cabíveis para garantir também seu direito ao trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.