NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

domingo, 13 de janeiro de 2013

CORONEL MALASPINA NO COMANDO DA PM DA REGIÃO

Coronel Malaspina é o novo comandante de polícia da região

José Roberto Malaspina será responsável por 93 municípios, 4,7 mil homens e 840 viaturas

               
Moisés SchiniO coronel José Roberto Malaspina é o novo responsável pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI-3), sediado em Ribeirão Preto.

Desde o inicio desta semana, Malaspina passou a ser responsável por 93 municípios das regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos e Central, que somam uma população de 3,3 milhões de pessoas.
“Ser o comandante dessa região é motivo de satisfação e orgulho pessoal, pois é a região em que fiz toda a minha carreira”, diz.

Mas o coronel também assume enfrentar um grande desafio. “É uma região que mescla os problemas das cidades grandes, com os pequenos delitos de locais menores, que para essa população, é uma barbaridade. Um roubo para Araraquara pode ser mais um, mas para cidades menores é um grande crime”, ressalta.

Ainda de acordo com Malaspina, seu objetivo será investir no treinamento policial e em tecnologias, para diminuir os índices da violência. “O policial que atende a ocorrência precisa saber onde estão ocorrendo os crimes, qual são os modus operandis e quais meios vêm sendo utilizados para a prática desses crimes.
De posse desses dados, aliados à tecnologia e treinamento, os índices da criminalidade diminuirão consideravelmente”, conclui.

Para Malaspina, a profissão é gratificante
José Roberto Malaspina, de 48 anos, é nascido em Tabatinga. Formou-se em 1981 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Já atuou no comando do batalhão de Araraquara, e como interino em Barretos e Campinas.
Também esteve à frente do CPI-2 de Campinas e agora comanda o CPI-3 de Ribeirão Preto. “É uma profissão gratificante, mas muito cobrada. São os policiais que estão no momento do flagrante, mas outros órgãos também fazem parte do combate ao crime”, diz.
Treinamento será potencializado
O mapeamento das áreas de incidência criminal é feito pelo setor de inteligência da Polícia Militar (PM). Porém, o coronel Malaspina ressalta que a participação da população através de denúncias é vital para que o serviço da polícia seja mais eficiente.

A região do CPI-3 conta com 4,7 mil policiais e 840 viaturas, número considerado suficiente pelo comandante. Ele explica que o número é baseado em critérios técnicos, que levam em consideração o número populacional, os índices criminais, se há presídios ou se é uma cidade turística.
“Temos um efetivo suficiente. Meu desafio é fazer com que esses policiais tenham seu trabalho potencializado por meio de instruções, treinamento e dos tablets, que vêm ajudando a deixar a rede da polícia menos carregada.” Entre fevereiro e março, a região receberá novas viaturas e remanejará policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.