NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

G1 DA GLOBO NA FESTA DE REIS NA CIDADE FOLCLORE

Feira tem de doces a peças de fogão em Santo Antônio da Alegria, SP

Atração integra Encontro das Companhias de Reis, que ocorre no domingo.
Ruas ao redor da Praça do Rosário foram tomadas por várias barracas.

Do G1 Ribeirão e Franca

O tradicional Encontro das Companhias de Reis em Santo Antônio da Alegria (SP) ocorre neste domingo (13) e, tão famosa quanto a festa, é uma feira a céu aberto, onde os visitantes encontram diversos artigos. Nas barraquinhas, que ocupam todas as ruas ao redor da Praça do Rosário, no Centro da cidade, é possível comprar de doces a peças de fogão.
O feirante Cláudio Nunes traz os doces de Araraquara (SP) para os turistas e moradores de Santo Antônio da Alegria. "É uma festa muito boa e que reúne um grande número de pessoas da região", comemora Nunes, que participa do evento há 12 anos. Segundo ele, com o bom movimento na feira é difícil aproveitar a calebração das companhias. "A gente só ouve eles tocando, mas não dá para ir ver. As vendas são muito boas", comentou.
Na feira, a variedade de opções impressiona os turistas. Roupas, calçados, artigos eletrônicos, pinturas, crochê, vasos, móveis e muita comida. A advogada Gislaine Rissi contou que há um barraca com produtos apenas do município. "Essa barraca expõe os produtos feitos pelo pessoal da cidade. É tudo feito artesanalmente e todos os moradores podem expor", explicou.
Invasão de visitantes
Nesse fim de semana, durante o Encontro das Companhias de Reis, que acontece a mais de 30 anos em Santo Antônio da Alegria, a cidade deve receber 20 mil visitantes. É mais que o triplo da população do município, que tem pouco mais de seis mil habitantes. São cerca de 50 companhias de trinta cidades da região e até do sul de Minas Gerais.
O presidente administrativo da festa Antônio de Mourão comemora o sucesso do evento e diz que ele cresce a cada ano. "A gente percebe que a praça de Santo Antônio está ficando pequena a cada ano que passa. O movimento a cada ano aumenta bastante e as companhias cada vez mais também querem participar", disse. Segundo ele, voluntários ajudam na realização do encontro. "É uma festa religiosa e muitos ajudam a fazer acontecer".
Barracas da feira oferecem diversos artigos aos visitantes da cidade (Foto: Paulo Souza / EPTV)Barracas da feira oferecem diversos artigos aos visitantes da cidade (Foto: Paulo Souza / EPTV)
Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.