NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MORADORES TEMEM QUE CIDADE TENHA A VOLTA DO SURTO DA DENGUE...E PERGUNTAM: ONDE ESTÃO OS AGENTES DE ENDEMIAS?


equipe...a população pede pela volta de vocês...as visitas e os arrastões devem ser rotina

Algo difere o bom trabalho de quem faz jornal de fato, com outros que 'brincam' com tamanha responsabilidade. Quem aqui mora sabe que gasto solado de 'chinelo de fato. E nestas andanças pelas vias públicas de nossa Gavião Peixoto...me chegou algo que deve ser urgente levado em conta. Nossa cidade já teve um surto de Dengue, e teve que ter uma força tarefa para colocar fim...a quem se não for eliminado põe literalmente Fim na vida das pessoas.
 
Estes moradores que levantaram este medo eminente, são por razões óbvias: primeiro a cidade está em diversos terrenos sendo tomado pelo matagal...onde inclusive, sabemos que tem gente matando cobras por ai...EU FUI UM, O OTÁCILIO OUTRO...E MAIS OUTROS...
 
E após as chuvas do início deste ano...não aconteceu a retirada...de terrenos que deveriam estar limpos, sendo particular se aplicar multas...se a prefeitura limpar, coloca na conta do proprietário. Passou o período eleitoral para querer apenas agradar...é hora de ação.
 
Outro fato abordado pelos moradores, é que faz um bom tempo, que os imóveis não recebe a visita de Agentes do Controle de Endemias e Vetores. Estes mesmos nos disseram:"esta que um governo tem que ter meses para ficar por dentro da máquina pública não passa de 'balela', tem coisas na cidade que não pode ficar para depois"...
 

Onde estão os agentes aqui de GPX?
 
O mosquito mesmo, vá tentar explicar a ele, que a cidade tem um governante que está agora se interando de como está a 'casa' (prefeitura), isso não cola...tanto água parada, como também as atitudes podem acarretar males que pode talvez depois ser tarde demais!!
 
Assim sendo, a população, quer a volta das visitas e do exelente trabalho executado no governo Rony e Adriano, tanto que não tivemos casos, se deu valor a prevenção. E fica nossa torcida, que parte da equipe de plantão, que sei acessam todos os dias este espaço...possa alertar o poder público.
 
Uma moradora do Jardim Presidente foi feliz em uma colocação...se elege um prefeito para quatro anos, se este fica 3 meses para se interar de assuntos, não mais um governo tem a duração de 4 anos...foi algo bem colocado.

MUTIRÕES E PALESTRAS CONTRA DENGUE (antes era assim)01/09/2011 11:23:27
 Encontro RegionalNa semana passada Borato esteve com a equipe em Taquaritinga, na Fundação Edmílson, no I Encontro Regional de Integração e Mobilização dos Municípios no Combate ao Aedes Aegypti. Cerca de 30 cidades estiveram no evento. “Em minha fala ressaltei o abandono da Sucen aos municípios e passamos um pouco de nossa experiência, afinal, desde 2005 não registrávamos casos autóctones”, finaliza. 

VEJAM O RISCO...ELE PODE DURAR 10 DIAS...O CICLO OVO
Tire suas Dúvidas Sobre o Mosquito da Dengue
Como é o mosquito?
O mosquito é pequeno, tem de quatro a seis mm de comprimento, dois pares de asas e é preto e tem listras brancas no corpo.Como é o ciclo de vida do mosquito?
O ciclo ovo-ovo pode durar cerca de 10 dias. Quando a larva do mosquito nasce, ela passa por quatro estágios de crescimento, que podem durar oito dias no total. Depois ela se transforma em pupa, estágio que dura dois dias, aproximadamente. Depois de sair da pupa, o mosquito adulto já pode se reproduzir e botar ovos, quando o ciclo se reinicia.Quantas pessoas o mosquito pode infectar?
O número pode variar bastante. Uma vez infectado, o mosquito transmite a dengue até morrer. Ele pode picar 20, 30, 40 pessoas ou mais.O mosquito precisa picar alguém infectado para se contaminar?
Não necessariamente. A fêmea grávida do mosquito pode passar a dengue para suas larvas antes mesmo de botar os ovos. Um macho infectado também pode passar a doença para a fêmea pela relação sexual.As larvas do mosquito automaticamente têm a doença?
Se a fêmea estava contaminada antes de pôr os ovos, existe essa possibilidade.Como são as larvas do mosquito?
Elas são pequenas, muito difíceis de serem vistas a olho nu. Elas medem de 1 a 6 mm e são translúcidas.Qual o raio de ação do mosquito? Qual a distância que ele pode voar?
Geralmente, ele fica próximo dos criadouros, mas o mosquito pode voar centenas de metros, podendo chegar até a 1 km. O mosquito pode também "pegar uma carona" em um carro ou avião, não tendo limites para seu alcance.Outras dúvidas:
» O que é a dengue?
» O que é a dengue hemorrágica?
» Como se contrai a doença?
» Fora a picada do Aedes, há outro tipo de contágio?
» Como sei que estou com dengue? Quem devo procurar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.