NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"CORRUPÇÃO DEVE SER PUNIDA COM PRISÃO", DIZ PRESIDENTE DA ONG TRANSPARÊNCIA

Corrupção deve ser punida com prisão, diz presidente da ONG Transparência




A presidente da organização não governamental Transparência Internacional, Huguette Labelle, diz que a condenação de políticos e autoridades por corrupção ajuda a combater desvios de recursos públicos, na medida em que enfraquece a sensação de impunidade.

Para a canadense, que esteve em Brasília no comando da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC), corruptos que tenham roubado dinheiro público devem ser presos, assim como ladrões de carro. “Quando alguém rouba grandes volumes de dinheiro público e, por causa disso, o governo tem menos capacidade de prestar serviços de Educação, Saúde e Infraestrutura, isso é um crime muito severo e deve ser punido com multa e prisão. Se alguém rouba um carro velho e, por isso, vai para a cadeia, enquanto alguém que tenha sido ministro rouba dezenas de milhões de dólares e pode escapar pagando multa, sem ir para a cadeia, aí você vê a assimetria, a injustiça", explica.
No cenário mundial, ela vê avanços na luta contra o desvio de recursos. Por outro lado, observa a internet e os avanços tecnológicos como facilitadores para movimentar e esconder recursos.
Huguette elogia iniciativas como a Lei de Acesso à Informação, no Brasil, e a publicação de salários de servidores públicos. A ONG atua no combate à corrupção em mais de cem países.
O evento em Brasília é organizado em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU).
Fonte: O Globo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.