NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

INDENTIFICADA BACTÉRIA QUE PODE TER DEIXADO 150 PESSOAS DOENTES EM MG

30/01/2013 19h29- Atualizado em 30/01/2013 21h36

SES identifica bactéria que pode ter deixado 150 pessoas doentes em MG

Fábrica de laticínios foi interditada em Monte Santo de Minas.
Bactéria foi encontrada em duas pessoas e é transmitida pelo leite in natura.

Do G1 Sul de Minas
A Secretaria de Saúde de Monte Santo de Minas (MG) recebeu nesta quarta-feira (30) o resultado dos primeiros exames feitos pela Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte (MG), para identificar o que teria deixado 150 pessoas doentes na cidade. O resultado identificou a bactéria streptococos beta hemolítico, encontrada no leite cru e derivados, como queijos, por exemplo. Uma fábrica de laticínios na cidade foi interditada e notificada.
Segundo nota oficial da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a bactéria foi identificada em material colhido da garganta de dois pacientes. A streptococos é encontrada em animais e raramente causa doença em humanos. Em Minas Gerais, um surto por esta bactéria foi registrado em 1998, em Nova Serrana, e em 2003 em Guaranésia. Nos dois casos, a transmissão da bactéria estava relacionada ao leite in natura.
Em operação conjunta da vigilância sanitária com o Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima), foi interditada uma fábrica de laticínios na cidade que não estava registrada. A Secretaria de Saúde irá se reunir com representantes do Ima, Emater e Sindicato Rural para discutir a implantação de educação sanitária para pequenos produtores da região.
Ainda não foi identificada a origem do foco da bactéria. Equipes das instituições envolvidas e da secretaria de saúde continuam monitorando a região para localizar a causa do surto na cidade.
A SES recomenda ainda que o leite só deve ser consumido depois de fervido. Qualquer cidadão da região que apresente os sintomas (caroço dolorido no pescoço, febre, dor de garganta, dor no corpo e dor de cabeça) deve procurar imediatamente o serviço de saúde para iniciar o tratamento com antibióticos.
O Caso
Desde o fim do ano passado, mais de 100 pessoas procuraram atendimento médico apresentando os mesmos sintomas: caroço no pescoço, inchaço pelo corpo, urina escura e dor de cabeça. Algumas pessoas precisaram ser internadas. Foram recolhidas amostras de sangue de todos os pacientes e mandados para a análise na Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte.
A suspeita de que as pessoas tivessem sido contaminadas por uma bactéria animal fez a prefeitura interditar o matadouro e fiscalizar a venda de leite in natura na cidade. Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde esteve na cidade pra ajudar na identificação da doença

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.