NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

domingo, 4 de novembro de 2012

PREFEITOS SE UNEM PARA FORTALECER A REGIÃO


PREFEITO PICCOLO E OUTRAS AUTORIDADES DE GPX PRESENTES
 Prefeito Marcelo em reunião com prefeitos eleitos da região de Araraquara/Foto: Sérgio Pierri
Prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos das cidades da região reuniram-se na última quinta-feira (1) para tratar de assuntos de interesse regional. Compareceram ao encontro na Prefeitura de Araraquara representações de 14 municípios, sendo 11 prefeitos eleitos e três representantes.
O foco da discussão foi o fortalecimento da união das cidades por meio da Associação de Prefeitos da Região de Araraquara (APRA) e também a situação da saúde pública.
O prefeito Marcelo Barbieri ressaltou que com a força da APRA os municípios da região conquistaram muitos avanços, entre eles o atendimento no Hospital Regional de Américo Brasiliense e a implantação do Samu Regional.
“Temos resultados concretos do poder da nossa união e precisamos continuar unidos, fortalecendo nossos posicionamentos e propostas para que juntos possamos buscar mais recursos e convênios nas esferas estadual e federal”, disse Marcelo.

A prefeita eleita de Américo Brasiliense, Cleide Berti, parabenizou a iniciativa do prefeito Marcelo em convidar os eleitos para esse primeiro encontro e também reforçou a necessidade da união de todas as cidades da região.
“A APRA precisa se fortalecer cada vez mais, precisamos nos apoiar e buscar os caminhos”. A mesma opinião foi defendida pela prefeita eleita de Porto Ferreira, Renata Braga, e pelos prefeitos Virgílio do Amaral Filho e Dudu Bolito, eleitos respectivamente em Borborema e Rincão.

Saúde Regional
Presente à reunião, a secretária municipal da Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira, explanou sobre o segmento que é prioridade em todos os municípios.
“Certamente é interesse de todos os eleitos cuidar das pessoas e da saúde, e nesse sentido é importante a força dos prefeitos para articular as questões de saúde. Quando somada a população dos municípios que compõem a regional chega a 800 mil pessoas”, explicou Dra. Regina.
A secretária lembrou que a Maternidade Gota de Leite, reaberta pelo prefeito Marcelo Barbieri em março de 2012, é mais um exemplo de equipamento com abrangência regional de atendimento, e citou que o projeto para credenciamento do programa Rede Cegonha que será desenvolvido regionalmente está em fase de aprovação pela Comissão Estadual e na sequência seguirá para o aval federal.

Cairbar
O encontro também contou com a presença do diretor presidente da Casa Cairbar Schutel, Nelson Fernandes Junior, que apresentou aos prefeitos eleitos o trabalho realizado no hospital voltado para o atendimento em saúde mental e que presta serviço para todas as cidades da região.
O diretor também explicou sobre a necessidade atual do Cairbar em contar com o suporte financeiro dos municípios que utilizam seus serviços. “Desejamos dialogar e negociar o apoio das cidades para manutenção da instituição”, observou Nelson, que propôs também firmar parcerias com os municípios para a prestação de um novo projeto.
“Os municípios precisam avançar na questão da Saúde Mental. Em 45 anos de existência da Casa Cairbar desenvolvemos uma boa tecnologia de atendimento e, esse conhecimento, nós podemos disponibilizar para a região”, afirmou.
O prefeito Marcelo pediu a atenção de cada um dos prefeitos para a questão da Casa Cairbar. Lembrou ainda da importância de investir na rede de Saúde Mental e também em parcerias com grupos como o Amor Exigente que realiza o trabalho de acompanhamento familiar dos dependentes químicos ou alcoólicos. Em Araraquara, a Prefeitura implantou o CAPS-AD, que presta atendimento a pessoas com problemas de alcoolismo e drogas, e também construiu uma nova sede para fortalecer o trabalho do Amor Exigente.
Participaram do encontro os prefeitos eleitos: Gustavo Martins Piccolo, de Gavião Peixoto; Wilson Forte Junior, de Ribeirão Bonito; Antônio Cláudio Falchi, de Cândido Rodrigues; Osvaldo Aparecido Rodrigues, de Nova Europa; Junhinho Rogante, de Dourado; José Francisco Dumont, de Matão; Dudu Bolito, de Rincão; Cleide Berti, de Américo Brasiliense; Renata Braga, de Porto Ferreira; Virgílio do Amaral Filho, de Borborema e Alessandro Magno de Melo Rosa, de Ibaté; além dos representantes das cidades de São Carlos, Descalvado e Boa Esperança do Sul.

Próxima reunião
Ao final do encontro, ficou pré-agendado um novo encontro entre os prefeitos para o próximo dia 18 de janeiro, em Araraquara.

Compartilhar: Compatilhar Compatilhar Compatilhar
Fonte Simnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.