NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ESTADO VIVE EM UMA GUERRA CIVIL...GOVERNO NÃO ACORDOU PARA ESTA TRISTE REALIDADE

Araraquara exige medidas para combater a violência


Araraquara viveu uma madrugada de terror. Cinco pessoas foram sumariamente executadas. Um fato lamentável e inédito na vida da nossa cidade e que precisa de explicações por parte do Governo do estado de São Paulo. Venho, por meio desta, manifestar meu profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas, bem como exigir medidas urgentes.
Não há registro de uma situação semelhante na nossa Morada do Sol. Infelizmente, Araraquara entra na lista das cidades abaladas pela onda de insegurança que assola o estado. Na grande São Paulo, também nesta madrugada, seis pessoas morreram e pelo menos 15 ficaram feridas. Dois ônibus foram queimados durante a madrugada em Várzea Paulista. Em Itatiba, o alvo foi a moto de um policial militar. Em Jundiaí, uma viatura da Polícia foi recebida a tiros no Jardim São Camilo. Na nossa região, Leme viveu momentos de tensão. Um ônibus, um carro, um caminhão e uma creche incendiados. Recentemente, ocorreu uma chacina com sete pessoas assassinadas em São Carlos. Somente neste ano, foram quase 100 policiais militares executados. Em outubro um sargento da Polícia Militar foi morto em Araraquara. Toda essa situação nos causa um misto de perplexidade, insegurança e profunda revolta. O povo paulista exige providências para conter a onda de massacres.
O Governo de São Paulo perdeu o controle da situação. É urgente que se apure as responsabilidades de tamanho desmando. A população não pode mais conviver com a insegurança. Publicamente proponho a criação de um Gabinete de Crise na área da Segurança Pública com as forças policiais paulistas bem como do Governo Federal.
Enquanto deputado, propus junto à Bancada do PT na Assembleia Legislativa, a instalação de uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para que se apure a crise no sistema de Segurança paulista e a omissão do governo em relação aos ataques. Denúncias graves dão conta de que as autoridades foram informadas há mais de três meses sobre a onda de violência. Temos que, urgentemente, investigar a responsabilidade de agentes públicos que deixaram de adotar providências para conter os ataques a trabalhadores policiais e seus familiares no estado, mesmo após terem sido comunicados pela Polícia Federal e Ministério Público Estadual. A sociedade quer saber se houve negligência, se as mortes poderiam ser evitadas e quais as medidas serão tomadas diante do atual quadro.
Diante dos os acontecimentos, cabe à Assembleia Legislativa utilizar de todos os instrumentos para apurar a verdade e garantir os direitos dos paulistas e dos policiais. A população quer respostas. Muito mais que isso. A população quer ações efetivas do governo. Não se pode conviver com esse clima de insegurança que impera nas cidades paulistas.

Edinho Silva
Deputado Estadual, Presidente do PT do estado de São Paulo e ex-prefeito de Araraquara (2001-2008)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.