NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CANAL FUTURA SERÁ BRASIL EM UM GRANDE PROJETO

Canal Futura representa o Brasil em projeto que reúne mais de 70 emissoras no mundo

Luiz Gustavo Pacete | 14/11/2012 17:00
No próximo dia 25 de novembro, o Canal Futura, emissora educativa financiada por 11 instituições privadas, lançará no Brasil o projeto "Por que pobreza?" (Why Poverty?). A emissora representará o país em um universo de 70 canais pelo mundo.

O Futura já havia participado, em 2007, do "Por que democracia?" (Why Democracy?) com mais 48 emissoras. Um dos documentários, o “Taxi to the Dark Side” foi prestigiado com o Oscar, em 2008.

Guanabara Tejo
Lúcia Araujo
O projeto é encabeçado pela organização dinamarquesa Step International e produzido pela BBC. Serão exibidos oito documentários e 30 curtas metragens simultaneamente. A expectativa é que 500 milhões de pessoas assistam.

No caso do Futura o objetivo é exibir os documentários, promover outros programas com discussões sobre o tema e levar o assunto para ser trabalhado nas escolas.

Lúcia Araújo, gerente geral do Canal Futura, explica que o início da parceria aconteceu depois que ela participou de uma feira de televisão na Europa e tomou conhecimento do projeto. O trabalho desenvolvido pelo Futura no primeiro projeto, pós-exibição, virou referência e foi citado durante a 67ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, quando a BBC exibiu os documentários.
A jornalista fala à IMPRENSA sobre as principais características do “Why Poverty”:

IMPRENSA – Qual a dinâmica do projeto?
Lúcia Araujo – É um pacote de ações que vai além da tela da TV. O objetivo é promover discussões, debates e fornecer subsídios para que as instituições de ensino tenham um ponto de partida para desenvolver ações locais e incentivem o debate.

Como o Futura entrou no projeto?
O primeiro projeto, que aconteceu em 2007, deu origem ao projeto atual. Quando a ação foi lançada o Futura foi o único canal brasileiro a exibir documentários. Um deles ganhou o Oscar em 2008. Nós acabamos virando um case pelo trabalho que desenvolvemos com o Futura.

Como vocês estendem o conteúdo para as escolas?
É um trabalho que vai além da TV. Isso é muito mais do que ser multimídia. Tem a ver com a apropriação dos programas do Futura por parte de escolas e instituições, seja na sala de aula, em ONG´s, instituições comunitárias o conteúdo não desaparece no ar. Após a exibição, temos várias estratégias para chegar a outros públicos, como um material chamado “Maleta Futura”. Por meio dele fazemos um recorte temático do programa em questão e oferecemos guias impressos e distribuímos para que as escolas usem em sala de aula.

Sinopses e programação:

25/11 (domingo), 19h30
A História da Pobreza (Poor Us – An Animated History of Poverty)
O filme de Ben Lewis, narrado por Shaun Parkes e animado pela empresa holandesa Submarine, nos leva a diferentes momentos da miséria no mundo.

26/11 (segunda-feira), 21h30
Bem-vindo ao Mundo (Welcome to the World)
Brian Hill viaja pelo mundo em busca dos enigmas que cercam os mistérios do nascimento.
28/11 (quarta-feira), 21h30
Mãe Solar (Solar Mamas)
Por duas décadas Bunker Roy vem desenvolvendo uma ideia revolucionária: ajudar mulheres de meia-idade a se tornarem engenheiras de energia solar.

29/11 (quinta-feira), 21h30
Educação, Educação (Education, Education)
A educação vai ajudá-lo a sair da pobreza? A China inventou o exame. Neste país, a educação é vista como uma forma de sair da pobreza.

EM DEZEMBRO

ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
O filme de Bosse Lindquist acompanha as atividades de duas personalidades famosas, Bob Geldof e Bono.

ÁFRICA ROUBADA
Abrangendo muitos meses e países, este filme segue uma investigação que expõe a escala de corrupção em toda a África.

PARK AVENUE: DINHEIRO, PODER E SONHO AMERICANO
Alex Gibney examina a desigualdade nos Estados Unidos sob o prisma desses dois locais próximos e antagônicos.

A CORRIDA PELA TERRA
O filme de Hugo Berkeley e Osvalde Lewat acompanha um grupo de investidores e empreendedores, na tentativa de transformar grande parte do deserto de Mali em agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.