NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

terça-feira, 27 de novembro de 2012

ENTREVISTA DO MESTRE TELÊ A TONA UMA VERDADE NEGADA PELOS TRICOLORES

27.11.2012 - 10:28

Antiga entrevista de Telê acaba com um dos maiores orgulhos do são-paulino: o Tricolor também já foi rebaixado, sim!




Texto publicado pelo jornalista Rogério Micheletti (@RogMicheletti) no portal Terceiro Tempo em 19 de junho de 2009
O livro da Federação Paulista de Futebol trouxe a informação: “O São Paulo caiu para a Segunda Divisão do futebol paulista em 1990″. Não foi imaginação. É verdade que depois a mesma FPF quis voltar atrás. No dia 22 de janeiro, em página da “Época”, o jornalista André Fontenelle assina matéria: “O dia em que o São Paulo foi rebaixado. O fim da polêmica sobre a queda no Campeonato Paulista de 1990. O clube do Morumbi caiu, sim”. Por isso, eu tomei a liberdade de republicar o meu texto do começo de 2008. Leia abaixo.
Texto sobre o rebaixamento do SP em 1990 (publicado no Terceiro Tempo no começo de 2008)
O torcedor do Corinthians sempre bateu no peito por nunca ver seu time rebaixado em qualquer tipo de competição. E quem acha que a participação do alvinegro na Taça de Prata de 1982 acontecera porque o time corintiano havia sido rebaixado no Brasileirão um ano antes, engana-se. O Corinthians participou daquela competição (uma espécie de Segundona, sim) porque não conseguiu uma boa classificação no estadual do ano anterior. Não porque ele fora rebaixado no nacional em 1981.
O Corinthians bateu na trave da segunda divisão algumas vezes, no Paulista (principalmente em 2004) e no Brasileirão (em 1997). E agora o gol contra foi confirmado. A paixão da Fiel está na Série B. Um vexame histórico, sem dúvida. Mas que de forma alguma representa o fim do mundo para o time mais popular do estado de São Paulo.
Afinal, agora o Corinthians se junta definitivamente aos seus maiores rivais: São Paulo e Palmeiras, dois times que já sentiram o gosto amargo da terrível queda. O Palmeiras foi rebaixado no Brasileirão em 2002, todos se lembram. E… sim, o São Paulo caiu. E foi em 1990, no Campeonato Paulista. Mesmo com Raí e companhia, o time do Morumbi foi um fiasco total no estadual e caiu. Mas devido a uma fórmula mal elaborada (não vou chegar ao ponto de falar “manipulada” ou “manobrada”, como alguns anti-tricolores gritam por aí), o Tricolor conseguiu ter o direito de disputar o título paulista de 1991 (veja abaixo o artigo 50 daquele regulamento). Uma injustiça, em minha opinião.
Afinal, enquanto Palmeiras, Santos, Corinthians, Guarani e Portuguesa se matavam para chegar na fase final, o São Paulo, já comandado pelo Mestre Telê, “treinava” contra inexpressivos times como a Catanduvense (também conhecida como “Catanduperde”), Olimpia e Sãocarlense para ter o “direito” de disputar a final do Paulistão.

Acima, texto que está na página 253 do “Almanaque do São Paulo”, de Alexandre da Costa. O regulamento era considerado ridículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.