NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SAÚDE PREVENTIVA...AÇÕES QUE TEM OBJETIVOS QUE VOCÊ SAUDÁVEL SEMPRE VIVA!

Gavião realiza palestra nesta quarta sobre a Hepatite C
Evento será no Espaço do saber, ás 19 horas.




A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realiza nesta quarta-feira, ás 19 horas, no Espaço do Saber, um evento Contra a Hepatite C. A campanha contará com a palestra de Luiz Francisco Gonzalez, presidente da Ong C tem que saber, C tem que curar. O evento será voltado principalmente para profissionais da saúde e grupos de vulnerabilidade, como manicures, catadores, dentistas entre outros.
O evento contará com palestra, distribuição de cartilhas instrutivas e exames rápidos, proporcionando orientação sobre a prevenção da doença, contágio, grupos de riscos, além de esclarecer sobre coleta de sangue e o possível tratamento dessa epidemia silenciosa. Dos cerca de 4 milhões de portadores estimados no Brasil, aproximadamente 95% desconhecem estarem infectados justamente pela ausência de sintomas.
“Sabemos que campanhas de orientação são eficazes para prevenir doenças. A informação é essencial para reduzir contaminações, como por exemplo, pessoas que receberam transfusões de sangue antes de 1993 devem fazer o teste. Isto porque, antes dessa data, o sangue não era testado nem se conhecia o vírus, e como a doença não apresenta sintomas, apenas quando já está em estágio avançado é diagnosticada”, comenta Ana Beatriz Meireles, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode passar através das vias sexual e vertical, da mãe para filho. O portador do vírus da hepatite C pode desenvolver uma forma crônica da doença que leva a lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático. Não há vacina contra a doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.