NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

segunda-feira, 13 de maio de 2013

DENGUE: GAVIÃO É EXEMPLO A SER SEGUIDO!!

Cidades tentam barrar avanço de mosquito da dengue

Com baixa participação dos moradores, Itápolis procura conscientizar estudantes

dengue matão - Foto: Divulgação
           
Por conta da epidemia de dengue enfrentada pelos moradores de Matão, que registrou 768 casos da doença até a última semana, as cidades da região que fazem fronteira com o município buscam ‘blindar-se’ da proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em Itápolis, os cinco primeiros meses deste ano já superaram em mais de 1.000% os índices registrados em todo o ano passado, quando a cidade teve apenas 13 pessoas infectadas. “Já confirmamos 160 casos da doença, que está espalhada por toda a cidade. Não tem um local mais privilegiado, há pessoas com dengue em todos os bairros”, comentou Cassiano Carlos Almeida Cirino, coordenador de área do controle de vetores do município.

A cidade ainda não entrou em estado de epidemia da doença, segundo Cirino. Ele acredita que a conscientização das pessoas é a forma de enfrentar a situação. “Já que está difícil controlar a situação nas casas, porque muitos moradores não colaboram, queremos levar a informação às crianças, para tentar conscientizá-las desde cedo”, conclui o coordenador.

Bom exemplo
Por outro lado, Gavião Peixoto pode ser considerado um exemplo na região quando o assunto é a dengue.
A secretária de Saúde da cidade, Emanuelle Laurenti, conta que, este ano, registram-se 26 notificações da doença, sendo que das quatro confirmações, todas eram importadas. “Contratamos uma empresa especializada para fazer o trabalho de bloqueio e nebulização e, hoje, temos pelo menos dez pessoas trabalhando com essa questão”, contou ela, reforçando que todas as suspeitas são notificadas. “Temos pastas em todos os postos de saúde e as equipes estão orientadas a avisar sobre qualquer suspeita”, acrescenta.

Mesmo com os baixos índices, a secretária de Saúde ainda conta que o município estuda implantar um ‘plano de estratégia’ contra a dengue. “Com isso, vamos estar cada vez mais preparados. A doença não pode ser banalizada”, disse Emanuelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.