NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 1 de maio de 2013

DENGUE: COM EPIDEMIA, NOVA EUROPA AINDA ENFRENTA A RESITÊNCIA EM VISTORIAS

Com epidemia, Nova Europa ainda enfrenta resistência em vistorias

Agente de controle de vetores dizem que moradores rejeitam nebulização.
Cidade já registrou 89 casos e vai contratar 10 agentes terceirizados.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Com 65 casos confirmados, Nova Europa (SP) enfrenta uma epidemia de dengue. A cidade, que ainda aguarda resultados de exames de 89 pessoas, tenta controlar o avanço da doença com o trabalho de vistoria e nebulização, mas ainda enfrenta resistência de moradores.
Nesta segunda-feira (8), foi feita a chamada pendência, em que os agentes voltam às casas nas quais não foram encontrados moradores. “Quanto mais casas abertas trabalhadas melhor, porque aquela casa fechada pode estar com criadouro, é muito importante que a gente converse com morador que não costuma atender a gente. A gente tem muito problema com casa fechada e com resistência de moradores, principalmente na nebulização”, ressaltou a agente de controle de vetores Mariana Salvador.
Agentes da dengue fazem trabalho de orientação em Nova Europa (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)Agentes da dengue fazem trabalho de orientação
em Nova Europa (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
Em março, foram realizados três mutirões, mas o objetivo agora é impedir o avanço da doença. Atualmente, seis funcionários fazem o controle de vetores e a nebulização. Nesta terça-feira (9), mais 10 funcionários de uma empresa terceirizada vão reforçar a equipe. “Está sendo realizado o que tem que ser feito. Agora é uma questão de reforçar esse serviço, trabalhando e intensificando com a contratação de mais funcionários, além do trabalho de conscientização que já está sendo feito também”, afirmou o secretário de Saúde da cidade, Carlos Alberto Dantas.
Sobre a dificuldade de entrar nas casas, o secretário disse que depois que os donos são notificados, a vistoria é liberada. Por enquanto, a Justiça não precisou ser acionada. Na próxima semana, um novo arrastão será feito na cidade.
Nos quintais, o trabalho dos agentes é de vistoriar tudo que pode servir de criadouro para o mosquito transmissor da doença. Desde que o primeiro caso foi confirmado em fevereiro, mais de 60 quarteirões foram nebulizados, além de todas as casas do bairro Santa Rita de Cássia, onde há maior quantidade de casos. Em apenas uma rua, seis pessoas contraíram dengue.
A aposentada Ide das Dores está na estatística. Ela e a filha sofreram com o sintomas. “Uma dor no corpo que você não agüenta. Uma dor infinita, não sei de onde vem aquela dor", disse.
Região
Mococa também vive uma epidemia de dengue com 238 casos confirmados. Somente no bairro Vila Santa Rosa, são 112 casos registrados. A epidemia da doença também preocupa em Vargem Grande do Sul (110), Aguaí (100) e Leme (2504).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.