NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 5 de junho de 2013

COMO SE DAR BEM EM REDAÇÃO...AQUI DOIS EXEMPLOS

Dois jovens de Araraquara são 'tops' na lista de redação da Fuvest

Ranking divulgado com os 27 melhores textos coloca em destaque estudantes da cidade

 
05/06/2013 - 09:05
Micheli Valala
               
Arquivo Pessoal
Vitor Cação sentiu que precisava de ajuda para ir bem na redação e fez o curso
Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), um dos vestibulares mais concorridos do País, divulga anualmente uma lista com os melhores exemplos de boas redações. Neste ano, duas delas foram escritas por alunos do Criar Araraquara. São eles: Lucas Speranza, 19 anos, e Vitor Oliveira Cação, 18 anos.

De acordo com o assessor de comunicação da Fuvest, foram selecionadas 27 redações da segunda fase de um total de 31.182 vestibulandos, sendo 28.943 candidatos efetivos e 2.239 treineiros.

Lucas, que hoje cursa Medicina na USP de Ribeirão, conta que já havia prestado e passado no vestibular. Chegou a cursar Engenharia Civil na USP de São Carlos, mas desistiu. Voltou para Araraquara e decidiu matricular-se numa escola especializada em redação. “Treinei muito, pois, no momento de fazer a prova, é complicado. Como eu havia feito muitas simulações, quando chegou a hora da redação, já tinha tudo na minha cabeça, só coloquei no papel”, diz.
Arquivo Pessoal
Treino: Este foi o segredo usado por Lucas Rossi Speranza para se dar bem na redação da Fuvest


Além dos treinos, Lucas conta que tinha o hábito de ler revistas de atualidades, desde pequeno.
Vitor está em São Paulo, onde cursa engenharia mecânica na Escola Politécnica da USP, porém passou em outras faculdades. Ele diz que sempre escreveu bem, mas, na hora de encarar a redação dos vestibulares, sentia uma deficiência no quesito estruturar o texto, por isso, procurou a escola.

“Só para ter uma noção, no ano passado meu aproveitamento na redação foi de 40%, neste ano saltou para 90%. Nem acreditei quando vi o resultado, fiquei muito surpreso”, complementa.

O segredo

Para Júlia Gorla, do Criar Araraquara, o primeiro passo para conquistar bons resultados nas redações é prestar atenção ao enunciado. “É lá que estão todas as dicas do que o vestibular deseja do vestibulando. Antes disso, é preciso muito treino e unir conteúdo com formas — estratégia.”

Arte/Gustavo Cerni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.