NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quinta-feira, 6 de junho de 2013

CIDADES TEM PRAZO PARA IMPLANTAÇÃO DE ATERROS E ABANDONAR O SISTEMA DE LIXÕES

Veículo faz coleta em Gavião Peixoto (Foto: Arquivo Tribuna)
Foto arquivo Tribuna/ Cristiane Gercina
 
Sempre se busca a sustentabilidade e um dos caminhos é a preservação do meio ambiente. E com isso um dado vem mostrar que ainda tem se investido pouco neste quesito. Para se ter uma ideia, hoje apenas 28% dos municípios do Estado mais rico da nação possui  Aterro Sanitário adequado às normas ambientais e de preservação do lençol freático. Isso sem dúvida vai começar a mudar em agosto de 2014, quando será obrigado que as cidades invistam em Aterros e abandonem o sistema de lixões, utilizados atualmente.

Sem dúvida, o Aterro traz ganhos tanto para o solo, gerações atuais e futuras, como permite a reciclagem do lixo, com coleta seletiva, que gera emprego para quem trabalha no recolhimento como na separação adequada para sua reutilização. Sabemos que Gavião está entre os 72% que vão precisar se adequar e tudo indica que o Estado vai ajudar as prefeituras que queiram implantar a coleta seletiva.

Após a lei entrar em vigor, o descumprimento resultará em multas que vão de R$5 mil a 50 milhões, com penalidades como prisão, tanto para quem estiver a frente da pasta ambiental como para o próprio chefe do executivo. Aguardemos e aqui vamos começar este trabalho para uma cidade cada vez mais limpa e comecemos por implantar leis locais que punam quem jogar entulhos e lixos em terrenos baldios. Assim teremos respeito de fato ao meio ambiente e quem dele necessita, ou seja, todos nós!
 
O que vem abaixo foi acordado em 18 de abril de 2010, mais não colocado em prática e esta matéria foi publicada pela Tribuna de Araraquara.

Gavião Peixoto dará incentivo aos moradores

Gavião Peixoto produz 1,1 toneladas de lixo por diaPara estimular a coleta seletiva em Gavião Peixoto, que produz 1,1 tonelada de lixo por dia, a Prefeitura estuda criar uma pontuação para cada pessoa conforme a quantidade de lixo separado. Os pontos seriam acumulados em uma espécie de cartão de crédito e serviria para quitar serviços como água e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). "O projeto está em estudo e, assim que definirmos a medida, será enviado para a Câmara Municipal, para ser votado", explica Karin Raja Cury, secretário de Agricultura e Meio Ambiente. Segundo ele, experiências de outros municípios comprovam que, sem incentivos, as pessoas não se importam em separar o lixo. "Conhecemos vários lugares onde o projeto não funcionou, por isso, queremos dar um incentivo." Ele acredita que a educação ambiental é o melhor caminho e trabalha o tema com as crianças em idade escolar.
Cury também explica os motivos pelos quais o aterro sanitário de Gavião Peixoto teve sua nota diminuída de 8,4 para 7,3, pela Cetesb, entre 2008 e 2009. "Estávamos sem licença operacional, que estava vencida, e só fui saber isso em outubro, mas os documentos estão em andamento e logo devem ser liberados", afirma.xoto produz 1,1 tonelada de lixo por dia

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.