NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

terça-feira, 20 de agosto de 2013

RESPONSABILIDADE SOCIAL UNE USINA SANTA FÉ E PREFEITURA DE NOVA EUROPA

Responsabilidade social une Usina Santa Fé e prefeitura de Nova Europa
Nesta quarta-feira, 21 de agosto, a Usina Santa Fé, de Nova Europa, fará formalmente a doação para a prefeitura municipal de uma área de 3360 mil metros quadrados, no bairro conjunto Habitacional Santa Fé, um dos carentes da cidade, onde será construída uma creche. A creche, que já estava com projeto aprovado em convênio com o governo do estado, dependia da disponibilidade de área própria no município. Sem área o prefeito Oswaldo Aparecido Rodrigues recorreu a uma “velha parceira”, a Usina Santa Fé, para conseguir a área e a consequente liberação da verba para a construção imediata da obra. São 15 mil metros quadrados que vão abrigar um Centro Educacional construído com verba pública, escola e creche, e com verba privada, biblioteca municipal e centro de convivência, que serão construídos pela usina.
Essa parceria entre governo municipal e a Santa Fé existe informalmente desde que a usina começou a operar em 1925, primeiro com a família Magalhães e a partir de 1972, com a família Malzoni. Muito tem sido feito pela inciativa privada em prol da população local, o próprio conjunto habitacional onde será construída a creche foi erguido em área doada pela usina.
Além dos cuidados e capacitação de seus colaboradores e familiares, a Santa Fé desenvolve diversos projetos sociais nas comunidades onde está inserida, em Nova Europa, em especial. O Cecoi, Centro de Integração Itaquerê, que funciona dentro de uma área da usina existe desde o ano 2000 e atende cerca de 450 crianças da cidade, todos os dias, em atividades de complementação escolar, arte e cursos profissionalizantes. A biblioteca da usina foi transferida para a cidade e é a única a atender toda a população.
Com a doação da área o plano da Santa Fé é concentrar um grande Centro Educacional, o governo construirá a curto prazo, a creche, e uma escola, a usina vai arcar com a construção do restante do Centro. O Cecoi será construído no terreno remanescente, evitando que as crianças tenham que sair da área urbana para usufruir de seus benefícios, no mesmo local será construída a biblioteca, que hoje funciona em um antigo galpão no centro da cidade oferecendo quase 15 mil títulos, o novo prédio vai contar com toda infraestrutura necessária para atender jovens e adultos. A usina tem parcerias firmadas com quase todas as prefeituras das cidades de sua área de atuação, Araraquara, Borborema, Boa Esperança do Sul, Dobrada, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Nova Europa, Tabatinga e Taquaritinga, garantindo doações que significam saúde, educação, infraestrutura. Essa responsabilidade social é hoje uma imposição da Secretaria do Meio Ambiente, mas já vem sendo praticada Usina Santa Fé desde quando não era obrigatória, e nem se falava em relatórios sociais ou ambientais.  (Fonte Jornalista Valéria Ribeiro)
A cidade desde a gestão passada vem tendo grandes conquistas com este Conjunto Habitacional...aqui uma retrospectiva em que se consegue avanços pensando na municipalidade.
 Prefeitura de Nova Europa soluciona problemas de mais de 20 anos
Publicado em: 03/01/2012 - 1:04

A prefeitura de Nova Europa acaba de receber da Secretaria de Habitação (CDHU) a escritura definitiva do Conjunto Habitacional Santa Fé.
Com esta conquista resolve-se um problema que a mais de 20 anos vinha incomodando os moradores do Conjunto, que não tinham o direito de obter a estrutura definitiva de seus imóveis.
É mais uma vitória do povo de Nova Europa no sentido de alcançar seus direitos sociais no que se refere a uma das principais conquistas do ser humano, qual seja, a sua moradia própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.