NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

terça-feira, 20 de agosto de 2013

CARTAZ DA MAIOR FESTA FOLCLÓRICA DO BRASIL...E SUA HISTÓRIA!!


Santo Antônio da Alegria é chamada de cidade folclore devido á quantidade de festas tradicionais: Reis, Santa Cruz, juninas, Congada ... Seu povoamento iniciou-...se a partir de 1860, em torno da capela de Cuscuzeiro, fundada por Francisco Antônio Mafra, onde os viajantes faziam pouso entre São Paulo e Minas Gerais. O fundador era devoto de Santo Antônio, daí o nome. E ALEGRIA foi acrescentado depois, com o entusiasmo dos tropeiros que aqui pousavam. E, com este nome, só poderíamos ter muitas festas.....

O Reisado acontece no mês de janeiro com muita cantoria e comida em homenagem aos Três Reis Magos. Em maio, a festa em louvor a Santa Cruz leva toda cidade em romaria ao pé do Morro onde a cidade foi formada. Em junho, durante os festejos em homenagem ao Santo que dá nome à cidade, a festa mais famosa é a Mesa Comunitária. A Festa do Congo é outro evento imperdível. No mês de setembro, mais de 40 grupos tradicionais se apresentam durante quatro dias na praça central. E, para os turistas que gostam de aventura, o bóia cross e a asa delta estão garantidos nos rios e montanhas que cercam a cidade.

Ninguém sai de Santo Antônio da Alegria sem comprar os famosos queijos e doces caseiros que garantem um complemento de renda a diversas famílias. A geléia de mocotó e o canudinho de doce de leite estão entre os preferidos, mas tem o doce de leite cremoso e em pedaços, os doces cristalizados, as compotas, o doce de figo e de abóbora. Todos aqueles que o pessoal do sul de Minas e do interior de São Paulo sabe fazer como ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.