NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

JORNALISTAS DE GUINÉ BISSAU VISITAM RÁDIO MORADA...E CONHECEM JOSÉ CARLOS MAGDALENA

Jornalistas de Guiné-Bissau visitaram a redação do SIM! NEWS e do Grande Jornal Falado da Cidade, da Rádio Morada do Sol, revelando que brasileiros e africanos têm muita coisa em comum
Data: 27/01/2012, às 15h53

Os jovens Julio Antônio Aponto Té e Epifanio Ogore Indi nasceram e cresceram em Guiné-Bissau, um peque­no país da costa ocidental de África, que, tal como o Brasil, também foi colônia portugue­sa, declarando sua indepen­dência apenas em 1974.
Julio Aponto cursou Letras na Universidade Estadual Pau­lita (UNESP) de Araraquara por meio de um intercâmbio entre os dois países. Agora, está na etapa de conclusão do seu pro­jeto de mestrado. O estudante afirma ter gostado da cidade. “Fui bem acolhido pela comu­nidade estudantil de Araraqua­ra. A cidade me recebeu de braços abertos”, afirmou.
Seu colega Epifanio Indi acompanhou atentamente todo o trabalho da redação do jornal SIM! NEWS e assistiu ao Grande Jornal Falado da Cida­de, ao vivo, nos estúdios da Rá­dio Morada do Sol. Ele veio ao Brasil já com boas referências do programa, comandado pelo jornalista José Carlos Magdale­na. Epifanio é um dos diretores da Rádio Jovem, uma emis­sora com sede na capital de Guiné-Bissau, que desenvolve uma programação voltada à divulgação da cultura local. “É impressionante a agitação dos brasileiros. Em Bissau não há tantos carros, nem tanta gente circulando apressadamente pelas ruas como aqui no Bra­sil”, disse.
Sobre música brasileira, o radialista africano afirmou que gosta de artistas como Rober­to Carlos e Martinho da Vila, mas o que mais se toca hoje em Guiné-Biassau é o “Ai Se eu te Pego”, de Michel Teló. Ele até cantarolou o “Nossa, nossa, assim você me mata”. No fute­bol, um nome também está na ponta da língua: Neymar.
Brasil e Guiné-Bissau tem muitas coisas em comum, a começar pela língua oficial, o Português. Porém, é preciso destacar a esperança de um povo que quer crescer com garra, trabalho e informação. Frente a determinação desses jovens, não há como duvidar de que o país vai conseguir su­perar suas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.