NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

FESTA DE SANTOS REIS ATRAI MILHARES DE PESSOAS A CIDADE FOLCLORE

A tradicional Festa de Reis de Santo Antônio terminou ontem mais deixa saudades dos fiéis e devotos. E a Cidade Foclore recebeu milhares de visitantes de toda parte do País, e assim mais um evento religioso e folclórico, para brindar a cidade com melhor qualidade de vida do estado para se viver.

E o evento rende reportagens por várias mídias da região e até de outros Estados...na foto a Companhia de Santos Reis da Antinha...e outras 30 se apresentaram no palco montado na Praça do Rosário.

Quem foi em eventos anteriores estava de volta, os que forma este ano com certeza estarão de novo em 2013...algo de brilho, som e magia dos Três Reis Santos.




Origens
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII(8). Em pesquisa literária, feita por Pergo, levantou-se que a tradição da “Folia de Reis” chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização. Essa manifestação cultural era realizada em toda a Península Ibérica e era comum a ocorrência de doação e recebimento de presentes enquanto eram entoados cantos e danças nas residências da época. Baseado nessa argumentação, a Folia de Reis teria vindo ao Brasil no século XVI, cerca do ano de 1534, trazido pelos Jesuítas, e servindo como um instrumento na catequização dos índios e, posteriormente, dos negros escravos.[1]
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos6 de janeiro. Trata-se de uma tradição originária de Espanhola que ganhou força especialmente no século XIX e mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, dentre outros.
Na cidade de Santo Antonio da Alegria, acontece há 34 anos o Encontro Nacional de Folia de Reis, que reúne cerca de 35 grupos de Folias do , Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. É um dos mais antigos encontros de Folias de Reis do país. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura do Município sempre no segundo final de semana de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.