NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sábado, 12 de abril de 2014

O RELATO DE UM GAVIONENSE SOBRE: DROGAS!


O alcoolismo é uma doença lenta, fatal, progressiva que leva o indivíduo a morte prematura causando mortes indiretas associadas ao abuso de álcool, outras por motorista sob efeito etílico e por outras drogas manipuladas lícitas ou ilicitamente que são agentes multiplicadores dos fatores de desordem social: abuso em família resultante em tragédias sociais em níveis alarmantes, acidentes de transito fatais ou não. E as vítimas de atropelamento coletivo, onde vidas inocentes são ceifadas por duas máquinas mortíferas: carros potentes e em alta velocidade, dirigido por indivíduos ensandecidos e inconscientes da sua responsabilidade social ao volante de uma máquina que tem causado mortes e ferimentos adversos de pessoas, transeuntes em diversas situações.

O álcool associado a outras drogas lícitas e outras drogas sintéticas e de uso farmacológico, formam um conjunto uníssono que são carros chefes das drogas que ocasionam problemas sociais de múltipla complexidade.

O uso indevido de tais drogas acarreta e deixa um legado negativo e uma situação muito complicada ao sistema de saúde pública dos pais como um todo, no que diz respeito à prevenção, tratamento e intervenções que sufocam os serviços de saúde; que por sua vez necessitam de diretrizes que oneram os cofres públicos destinados ao setor hospitalar para tratamento de doenças terminais, preventivas e as ocorrências criminais decorrente do fator: drogas. Do trânsito ao lazer noturno elenca assim um consumo bastante acentuado e que demandam serviços médicos de pronto atendimento, resultantes do fator recreação trabalho inseridos em ambientes próprios para o uso abusivo de tais drogas.

Para tanto a prevenção é um trabalho educacional e cientifico que requer profissionais capacitados emocional e incondicionalmente e conscientes da sua missão para tratar de tal problemática que avança como em outros países, devido ao progresso tecnológico, culturais e midiáticos produzidos globalmente.

Envolver a sociedade, principalmente em uma grande e pequena cidade como Gavião Peixoto com um trabalho desenvolvido por profissionais que tenham uma visão contemporânea e que não foram contaminados por políticas públicas e econômicas que ainda usam ferramentas religiosas, cientifica, politicas e econômicas oriundas dos séculos XX e XXI para impor no trabalho de prevenção e tratamento.

Nesse item, em especial faz se o necessário uma revisão e uma visão condizentes a situação política cultural e educacional condizentes ao século XXI e com novas ferramentas atualizadas; tanto material quanto humana que viabilizem para a área de saúde uma melhor integração e um melhor envolvimento com pessoas que convivam com a realidade o cotidiano de Gavião Peixoto.

É preciso, portanto um olhar peculiar à realidade do município e uma visão de dentro para fora e vice e versa, resultando assim, talvez, num programa que vá de encontro à problemática tratadas em áreas especificas tais como: dependentes químicos de álcool, drogas e tabagismo e outros tipos drogas. Trabalhando o problema na essência principalmente uma politica pública e voltada para a prevenção de jovens, adultos, casais, famílias e sociedade de modo geral.

É extremamente necessário um olhar crítico cauteloso e principalmente carinhoso para a problemática da drogadição vivenciada e muito presente e atuante entre a população da nossa querida cidade de asas: GAVÃO PEIXOTO.

 

Elevo protesto de estima e consideração a Secretaria de Saúde do município de Gavião Peixoto na pessoa de: ''Emanuelle Laurenti''.

Atenciosamente,
José Roberto Basilio.

Rua das Rosas N°20 Jd. Petrópolis - Gavião Peixoto – SP.

Aos nove de Abril de 2014 (09/04/2014).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.