NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 16 de abril de 2014

SAÚDE GAVIONENSE TERÁ UM MÉDICO RESIDENTE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE





Dentre tantos avanços que vem tendo o setor de saúde gavionense, desde a sua emancipação, a noite de hoje foi mais um marco destas conquistas. Por volta das 19:30 horas chegou a nossa UBS o médico residente Angel Lorenzo Bravo Bolivie do Programa do Governo federal 'Mais Médicos', o prefeito foi pessoalmente busca-lo em São Paulo. Ele irá atender no Programa Saúde da Familia (SUS)
Na sua chegada duas coisas foram marcantes: logo que entrou dentro da Unidade pegou uma criança no colo...e esta até parecia conhecer Angel a bastante tempo, tamanha foi a paz que ele demonstrou sentir nos braços de Angel;  a Secretária de Sáude Emanuelli Laurenti foi mostrar a ele o local em que irá atender, atuar em nossa cidade, e ao entrar no consultório...viu duas cadeiras uma de cada lado da mesa...ele então pegou a que geralmente é a que o paciente senta e colocou ao lado da sua, dizendo ser assim que gosta de atender...
Para quem estava presente foram duas atitudes marcantes...e seguiu muito sorridente durante toda visita a Unidade, onde pode conhecer profissionais da Unidade, autoridades políticas e civis. E depois de um tempo entre uma grande parte da comunidade presente se retirou para descansar...
"Nas vezes que estive em Brasilia tentando sempre inserir Gavião em Programas do Governo Federal, deixei no Ministério da Saúde pedidos, para que nossa cidade fosse contemplada com o Programa Mais Médicos. Sabendo da real necessidade de termos um médico residente, ainda mais sendo este para atender no Programa Saúde da Familia. E hoje para alegria de todos que desejam sempre um atendimento humanizado, esta conquista muito vai somar junto com os exelentes médicos que já temos...é um setor por mais que se contrate acaba ainda sendo carente; e ter um profissional de ponta, já que assim é considerada a medicina Cubana, é para muito se comemorar, disse-nos o prefeito Gustavo Piccolo.

Conheça um pouco mais do Programa Mais Médicos:
Mais Médicos para o Brasil.
Mais saúde para você
.
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.

As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.  Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira.
Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões - 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.  (Confira o Diagnóstico da Saúde no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.