NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quinta-feira, 14 de março de 2013

PRONATEC EM SANTO ANTONIO DA ALEGRIA...PARCERIA PREFEITURA E SENAI (PPP)

 
Foto: Confirmado! Vamos ter Pronatec em Santo Antônio da Alegria. Parceria entre a Prefeitura e o Senai beneficiará alunos do ensino médio (Escola Cônego Macário de Almeida) com cursos de qualificação profissional. Em reunião com Reginaldo de Souza (Senai RP), Fabiana (Secretária da Educação), Danila (Assistente Social) e eu recebemos a boa notícia para nossos jovens. E mais cursos virão!
PREFEITO RICARDO, SECR.EDUCAÇÃO FABIANA E ASSISTENTE SOCIAL DANILA
 
Confirmado! Vamos ter Pronatec em Santo Antônio da Alegria. Parceria Público Privada (PPP) entre a Prefeitura e o Senai beneficiará alunos do ensino médio (Escola Cônego Macário de Almeida) com cursos de qualificação profissional. Em reunião com Reginaldo de Souza (Senai RP), Fabiana (Secretária da Educação), Danila (Assistente Social) e eu recebemos a boa notícia para nossos jovens. E mais cursos virão!
 
O que é o Pronatec?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica

Objetivos e Iniciativas
Objetivos:
  • expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
  • construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
  • aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
  • melhorar a qualidade do ensino médio.
O Pronatec envolve um conjunto de iniciativas:
  • Expansão da Rede Federal
    A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 350 unidades em funcionamento, oferecendo cursos de formação inicial e continuada, técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e programas de pós-graduação.
  • Programa Brasil Profissionalizado
    O Programa Brasil Profissionalizado destina-se à ampliação da oferta e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal.
  • Rede e-TecBrasil
    Na Rede e-Tec Brasil são oferecidos gratuitamente cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, na modalidade a distância. Poderão oferecer cursos a distância as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; as unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT); e instituições de educação profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino.
  • Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem
    O Acordo de Gratuidade tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos do SENAI, do SENAC, do SESC e do SESI, recebidos da contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.
  • FIES Técnico e Empresa
    O FIES Técnico tem como objetivo financiar cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional para estudantes e trabalhadores em escolas técnicas privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem – SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. No FIES Empresa serão financiados cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho.
  • Bolsa-Formação
    Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis. ("grupos sociais" é um link que remete à aba "A quem se destina?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.