NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

terça-feira, 5 de março de 2013

PREFEITOS DA REGIÃO DISCUTEM CRIAÇÃO DE ATERRO REGIONAL

Prefeitos da APREC discutem criação de aterro regional

Em Ribeirão Bonito, assunto é tratado em caráter de extrema urgência
 
Marcel Rofeal*, da Redação
 
Foto: Divulgação
O prefeito de Ribeirão Bonito Wilson Forte Júnior (PMDB) e outros 15 administradores de municípios assistidos pela APREC (Associação dos Prefeitos da Região Central do Estado de São Paulo) se reuniram na última sexta-feira (1) em São Carlos. O objetivo do encontro era discutir a possibilidade de criação de um aterro regional para resíduos sólidos. Em Ribeirão Bonito, o tema é tratado em caráter de extrema urgência, uma vez que o aterro local estaria próximo do limite.

A reunião, realizada no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em São Carlos, contou com a presença, além do anfitrião Paulo Altomani (PSDB) e Nenê Forte (PMDB), dos prefeitos de Américo Brasiliense, Araraquara, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Ibaté, Matão, Nova Europa, Rincão, Santa Lúcia, Tabatinga e Taquaritinga, além do deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) e outras autoridades do município de São Carlos.

Uma das propostas da associação é a criação de um aterro regional para resíduos sólidos. Para tratar do assunto, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, José Galizia Tundisi, ministrou palestra às autoridades. Para o prefeito Paulo Altomani (PSDB), é certo que os municípios conseguirão implantar o aterro para “resolver o problema da maioria dos municípios”. Outra reunião dos prefeitos deve ocorrer em 12 de abril no município de Borborema.

Para Ribeirão Bonito, o tema é emergencial. Em entrevista coletiva no início de fevereiro, o prefeito Nenê Forte afirmou que o aterro sanitário do município estaria próximo do limite e que a construção de um novo local para o depósito de lixo seria inevitável em sua gestão. Dias depois, Forte se reuniu com o engenheiro Plínio Valente para discutir o assunto. Os dois vistoriaram o aterro do município em pleno domingo de Carnaval e, segundo Valente, é possível aumentar a capacidade do aterro.

Lembrando que Gavião Peixoto, faz parte também desta associação, mais segundo o que foi colocado, sobre os municípios presentes, o prefeito Gustavo Piccolo (PHS), que havia participado da primeira reunião, nesta se ausentou. Mais segundo informações colhidas, ele não se encontrava na região na referida data da mesma.

(*) Com informações do Região em Destake e Blog do Ronco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.