Aproveitando que a foto que ilustra este site, e da parte central de Gavião Peixoto, aqui a história da Cidade de Asas...já que com certeza muitos devem desconhecer sua veracidade...
HISTÓRIA DA CIDADE
HISTÓRIA DA CIDADE
Gavião Peixoto tem origem no início do século. O governador do
Estado implantou uma política de interiorização habitacional e foi criado o
projeto de Nova Europa, Nova Paulicéia e Gavião Peixoto. O decreto de criação
da cidade foi assinado em 12 de janeiro de 1907. As terras pertenciam a
Sesmaria de Cambuhy, cujo proprietário era o Conselheiro Bernardo Avelino
Gavião Peixoto. Em sua homenagem, o núcleo formado às margens do Rio
Jacaré-Guaçu, recebeu seu nome. Depois veio a ferrovia, por meio da estrada de
ferro Douradense, útil para o escoamento da produção e para o transporte de
pessoas e cargas. A usina hidrelétrica, construída pela Companhia de Força e
Luz de Jaú, começou a ser formada em 1908. Os operários ficavam alojados no
local onde é hoje a praça da cidade. Com a usina, interesses econômicos
trouxeram novos habitantes para Gavião Peixoto. Hoje, pretencendo a CPFL, a
usina ainda fornece energia, por meio de seus geradores originais importados da
Inglaterra. Muitos russos vieram para a cidade na época da Revolução Russa. Com
a febre amarela, essa colônia russa foi praticamente dizimada. Hoje, resta
apenas um cemitério no bairro rural de Nova Paulicéia. A ferrovia foi
desativada em 1969 e a cidade só volta a ter acesso fácil às cidades da região
por meio das rodovias (SP-331 e Rodovia Nelson Barbieri, que liga Gavião
Peixoto a Araraquara. O fim da estrada de ferro provocou um declínio na
economia do local, agravado com a quebra na lavoura do algodão. A cultura de
laranja responde por 53% da economia e a cana-de-açúcar por mais 38%. No caso
da laranja quatro empresas dominam o setor: Fischer, Cutrale, Marchesan e
Maruiama. Uma nova fase na economia de Gavião Peixoto está para começar, o
município foi escolhido para ser sede da segunda fábrica da Embraer.
ESTAÇÃO: A estação de Gavião Peixoto deu origem ao distrito do mesmo
nome, no município de Araraquara e foi inaugurada em 1908, juntamente com
as estações de Nova Paulicéia e Nova Europa, mais à frente
na nova linha. Era originalmente uma das três colônias resultantes do
desmembramento em 1908 do Núcleo Colonial do Cambuhy, organizado pelo
Governo já visando, ao que parece, a chegada da ferrovia. As terras da agora
cidade foram
ACIMA: A notícia do jornal O Estado de S. Paulo
de 2 de abril de 1908 foi reproduzida na seção especial do jornal cem anos mais
tarde: inaugurada a estação de Gavião Peixoto (O Estado de S. Paulo, 2/4/2008).
ABAIXO: O núcleo de Gavião Peixoto, em 1918. A estação não aparece na foto. (Da
revista A Vida Moderna, 1918). doadas no final de 1906 ao Governo do Estado
pelo Conselheiro Gavião Peixoto: aí a origem do nome. No início, o
distrito era Nova Paulicéia, mas Gavião Peixoto cresceu
mais e tornou-se a sede. Em 1930, o pátio da estação foi "fechado" por exigência
da Câmara Municipal (de Araraquara), ou seja, foi cercado com ripões de
madeira, no caso. Em 1949, a estação passou a fazer parte do ramal de
Ribeirão Bonito, da Cia. Paulista. Desativada em 1969, a estação sobrevive
até hoje. Ficou abandonada até meados da década de 80, quando foi comprada e
restaurada por um casal da cidade, os srs. Luiz e Maria
Azolino. Maria conta que a mãe de Luiz, uma alemã
imigrante, chegou à cidade de trem descendo ainda numa estação provisória,
situada segundo ela antes da atual, uma paradinha coberta. Os laços com a
estação ficaram muito fortes e os Azolino decidiram que a estação deveria
ser preservada. Atualmente é a casa em que eles moram, com um grande jardim,
bonito e arborizado, sendo que a plataforma está praticamente igual ao que era
nos áureos tempos. Quanto à cidade, Gavião Peixoto tornou-se município em
1995, mas ainda é muito pequena e calma. (Fontes: Relatório da E. F. Dourado,
1909; Maria Azolino, 2002; Museu do Imigrante de São Paulo; A Vida Moderna,
1918; Arquivo do Estado de São Paulo; Ralph M. Giesbrecht, 2002; O Estado de S.
Paulo, 21/12/1906; O Estado de S. Paulo, 2/4/2008; Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local) |
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Capa do estudo que deu origem aos núcleos de Gavião Peixoto,
Nova Paulicéia e Nova Europa, no início do século. Acervo do Arquivo do Estado
de São Paulo |
Ao fundo,
à direita, a estação de Gavião Peixoto. Foto de cerca de 1911, a partir de
original do Museu do Imigrante de São Paulo |
Em
30/04/2002, a velha estação de Gavião Peixoto ainda existe,
imponente... |
...com
detalhes do passado glorioso... |
...quando
nesta plataforma desembarcavam imigrantes cansados... |
...mas numa
época de esperanças, onde a bilheteria funcionava a todo vapor. Fotos Ralph M.
Giesbrecht |
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