NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 16 de maio de 2012

ABDOMINAIS...VERDADES SOBRE ESTA MUSCULATURA




O abdome se subdivide em reto abdominal (direito e esquerdo), os oblíquos interno e externo do abdômen e o transverso do abdome.
O abdome é o responsável pela saúde dos membros superiores e tórax. Ele nos proporciona boa postura, é o Centro da Força de nosso corpo, isto quer dizer que qualquer movimento seja de membros superiores ou inferiores, parte do Centro, ou seja, do abdome e ele ainda ajuda no processo digestivo, respiratório, parto e vômito, é isso mesmo, toda a contração necessária para essas atividades naturais partem do abdome.
Enquanto está sentado em seu computador lendo este texto, seu abdome está lhe ajudando a manter uma boa postura na cadeira. São os músculos abdominais que fazem total suporte para sustentar a região lombar de sua coluna (parte posterior do abdome), evitando a sobrecarga desta região. Caso esteja com seu abdomen fraco, fatalmente terá tendência a cair com o quadril para frente gerando um estresse muito grande na região lombar. Quando fortalecemos nossos músculos abdominais estamos protegendo automaticamente nossa coluna, aumentando sua flexibilidade, força nas costas e adquirindo uma boa postura.
Os exercícios abdominais são um componente importante do programa de fitness, mas também são recomendados na reabilitação das dores lombares. A musculatura abdominal forte é uma proteção contra as lesões que poderiam ser causadas em certos movimentos do dia a dia, ou em posturas e desvios da coluna, por isso a importância de fortalecer esta região.
Alguns estudos foram feitos com a suspeita de que os exercícios abdominais poderiam danificar algumas estruturas do corpo, principalmente devido à compressão intradiscal. Devido à enorme variedade de exercícios abdominais é necessário conhecer quantitativamente o recrutamento muscular ou a quantidade de força exercida durante o exercício e a compressão intradiscal, e assim conhecer os exercícios mais efetivos para o treinamento da musculatura abdominal com o menor risco de lesão.

Fontes:
Livro - Exercícios Abdominais - uma abordagem prática e científica 3º edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.