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terça-feira, 22 de maio de 2012

ELEIÇÕES: REDES SOCIAIS E OS POLÍTICOS...UM ENFRENTAMENTO INEVITÁVEL!!!

Políticos enfrentam suas primeiras eleições municipais nas redes sociais

Campanha terá profissionais para lidar com Facebook e Twitter; especialistas alertam para importância da interação com o público e cuidados com postagens

Por Marco Antônio dos Santos


Após quase quatro anos da primeira campanha eleitoral de Barack Obama — presidente norte-americano eleito com forte influência das redes sociais Facebook e Twitter — em Araraquara, as coordenações dos pré-candidatos — Marcelo Barbieri (PMDB), Márcia Lia (PT), Valter Merlos (PSD) e José Eduardo Oliveira, o Vermelho (PSOL) — começam a planejar a utilização desses meios para aproximar-se dos eleitorado.

Dos quatro, apenas Márcia e Vermelho mantém perfis e participação constante nas redes sociais. Mas Merlos e Barbieri planejam aderir. E torcem para ser "curtidos".

O coordenador da campanha de Barbieri, José Spera, diz que começou o planejamento para contratação de um profissional para cuidar apenas das redes sociais. Serão criados perfis no Facebook e Twitter apenas para as campanhas, mas não pessoais.

"Pessoalmente, gostaria de ter um contato direto com a população por meio das redes sociais; mas, hoje, a atividade de prefeito acaba não deixando muito tempo para isso. Mesmo assim, as pessoas que querem interagir comigo podem utilizar o Facebook, pelo perfil da Assessoria de Imprensa", diz Barbieri.

O vice-prefeito e pré-candidato a prefeito Valter Merlos (PSD) também está fora da internet. Praticamente repetirá a estratégia de Barbieri para incluir-se nas redes sociais. Mas, pelo jeito, suas postagens serão feitas pela equipe de comunicação da campanha.

"Mas o Valter é ligado nessas coisas, porque usa muito o Skype no computador e no tablet para falar com seus fornecedores, clientes e amigos", acrescenta o coordenador de comunicação da campanha de Merlos, Hamilton Mendes.

"Ele acompanha pela internet todos os jornais e informações pelo notebook e sempre carrega o iPad para manter se informado."

Na campanha petista, a tendência também é de contratação de especialistas em redes sociais. Márcia Lia tem dois perfis no Facebook, mas ela apagou a própria conta no Twitter, com receio da punição por propaganda antecipada.

Pré-candidato do PSOL, Vermelho diz que as redes sociais serão excelentes instrumentos para um partido pequeno. "Não temos dinheiro e a internet é nosso instrumento ideal porque lá não temos custos para divulgar nossas ideias", conclui.
Internautas acompanharão campanha dos candidatos postagem a postagem
Jornalista e diretor da TV Circulando, Valmir Moreira é o criador Muro Branco, comunidade do Facebook mais agitada de Araraquara. Com 2,3 mil seguidores, o grupo repercute os assuntos mais comentados na cidade. "Legal os candidatos estarem atentos às redes sociais porque vamos acompanhar de perto." Postagens na comunidade chegam a pautar discursos na Câmara Municipal e dois participantes, o sindicalista Marcelo Roldan e o trabalhador autônomo Ricardo Nascimento são investigados por suspeita de difamação em inquérito policial aberto a pedido do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB).

Para evitar abusos nas mensagens, Moreira afirma que os três moderadores do Muro Branco estão atentos às postagens com liberdade para deletar os comentários mais pesados.


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