Educação deixa Boa Esperança do Sul, SP, com pior IDHM da região
Município apareceu em 2412º em ranking de desenvolvimento da ONU.
Falta de professores efetivos contribuiu para o desempenho, diz Prefeitura
Do G1 São Carlos e AraraquaraBoa Esperança obteve pontuação 0,562, o que representa um índice baixo em uma escala que varia de 0 a 1. Segundo o estudo, a baixa nota em educação contribui para o mau desempenho no índice. A mãe do estudante Adrian da Silva, de 7 anos, confirma a situação da cidade. O garoto está na escola há um ano e não consegue escrever o próprio nome. “Acho que as professoras deveriam dar mais atenção na sala de aula para ele conseguir aprender mais”, disse Alessandra Aparecida da Silva.
alunos compareceram (Foto: Reprodução/EPTV)
A mãe de Bárbara Jacomassi, de 11 anos, fica preocupada com as condições das aulas e diz que muitos professores faltam à aulas. “Eles não vão e a gente fica brincando”, contou a menina. “Ela tem que estudar e tem que ter o professor para dar aula, atenção para as crianças e isso está muito difícil”, disse Luzia de Fátima Jacomassi.
A diretora técnica de gestão educacional do município, Velma Laverde, justifica que na rede havia muitos professores que não eram efetivos. “Os nossos professores eram contratados, não efetivados, o que gerava o não comprometimento com a educação no município”, explicou. Ela afirmou que os educadores foram efetivados em 2012 e que a Prefeitura construiu mais escolas e aposta em convênios com o Governo Federal. “Adotamos o programa de alfabetização na idade certa e já está em funcionamento uma nova escola de educação infantil”, disse.
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Para a pedagoga Joelma Burin, educação de qualidade não depende apenas de mais recursos e que o principal problema é que muitos alunos passam de ano sem ter aprendido o necessário. “Muitos alunos estão chegando lá no topo sem ter subido degrau por degrau e por isso dão um salto e com isso a gente encontra ele caindo da escada e não conseguem aprender”, comentou.Ainda segundo a pedagoga, o principal investimento tem que ser no professor. “Um professor que consegue detectar, consegue perceber que o aluno não está aprendendo por algum problema o professor acompanharia um pouquinho melhor, mandaria para um especialista e faria com que ele deslanchasse com o resto do grupo”, explicou.
O especialista em gestão pública Matheus Delbon diz que a educação é o maior desafio e os pais podem cobrar mudanças. “A educação é sempre um ponto de mudança muito lento e os pais têm que acompanhar a qualidade de ensino, as secretarias municipais têm que fazer um planejamento mais efetivo, para garantir que esses índices venham a melhorar com o tempo”, considerou.
Índice
O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). Araraquara obteve 0,815, considerado "muito alto desenvolvimento humano".
O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). Araraquara obteve 0,815, considerado "muito alto desenvolvimento humano".
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