NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 10 de abril de 2013

ODONTOCRIANÇA...SUCESSO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS NA CIDADE FOLCLORE

ODONTOCRIANÇA É SUCESSO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTO ANTONIO DA ALEGRIA





ODONTOCRIANÇA é referência no tratamento e prevenção na saúde bucal das crianças das escolas públicas do município de Santo Antonio da Alegria.
O Programa ODONTOCRIANÇA, criado e idealizado pela cirurgiã dentista Dra. Beatriz Auxiliadora Freiria Neves, moradora de Santo Antonio da Alegria, e implantado no município pela Prefeitura em fevereiro de 2011, visando à promoção e prevenção em saúde bucal, através de uma parceria entre as secretarias da educação e saúde do município.
O Projeto é executado pelas cirurgiãs-dentistas Dra. Beatriz Freiria e Dra. Márcia Graminha, com a participação da auxiliar de dentista, Maria Jose Felipe, bem como, os professores e coordenadores das escolas municipais do município, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento deste projeto.
Participam deste projeto, diariamente, durante o ano letivo, todas as crianças, (aproximadamente 700) matriculadas nas escolas públicas municipais de ensino infantil (LUNARBEL) e de ensino fundamental (MANOEL) de Santo Antonio da Alegria, desde que estejam devidamente autorizadas por seus pais ou responsáveis.
A escola é um espaço social adequado para a realização de medidas educativas em saúde bucal, onde a criança se encontra numa idade propícia para receber conhecimentos e adquirir hábitos saudáveis.
A educação é o ponto essencial de qualquer programa de saúde, onde molda o indivíduo, conscientizando sobre a necessidade de mudança de atitudes, hábitos, tornando-o responsável pela sua saúde ao longo de sua vida.
Ações Desenvolvidas
Além do tratamento odontológico oferecido, são desenvolvidas ações educativas, onde a dentista, Dra. Márcia Graminha, trabalha conceitos sobre saúde bucal com vários tipos de atividades, interagindo com os alunos, através de palestras, vídeos, teatros, jogos, explanações com o uso de macro-modelos, atividades em sala de aula como desenhos, palavras cruzadas, elaboração de textos, entre outras.
Faz parte, também, destas ações educativas, as escovações supervisionadas com distribuição de Kits, (escova, creme dental e fio dental) aos alunos, evidenciação de placa e fluorterapia (aplicação do flúor, com bochecho), de acordo com o levantamento de risco feito no inicio de cada ano letivo.
“Trata-se de um programa abrangente e de grande impacto coletivo, porém seus resultados são observados a médio e longo prazo. Assim, esperamos, em breve, obtermos um grande avanço para que possamos vislumbrar a formação de pessoas com novas condutas de pensamento e comportamento em relação à saúde bucal, construída através de hábitos e dieta saudável. O Projeto foi iniciado em fevereiro de 2011 e já estamos alcançando resultados extraordinários, tais como, pequena quantidade de alunos com dor de dente, onde o índice de cárie dentaria e doenças gengivais, vem diminuindo consideravelmente. Há que ressaltar também a manutenção de higienização bucal dos alunos em casa, conforme aplicamos no Projeto, hábitos importantes para a saúde bucal, isto refletirá em uma melhor qualidade de vida”, diz Dra. Beatriz, coordenadora do Programa.
O projeto foi aprovado nos Conselhos Municipais da Saúde e da Educação e já faz parte do projeto pedagógico do ensino fundamental e primário das Escolas municipais de Santo Antonio da Alegria.
Os recursos financeiros do ODONTOCRIANÇA são do próprio município, repassados pela Prefeitura ao Departamento Municipal de Saúde. Mais um investimento importante do Executivo municipal na saúde pública do município, que tem sido prioridade desta administração, tendo como meta a saúde preventiva, através da rede municipal de ensino, proporcionando conhecimentos às crianças, tornando-as indivíduos saudáveis e livres de doenças bucais.
ODONTOCRIANÇA Transformado em Lei
Com o objetivo de dar continuidade no Programa ODONTOCRIANÇA, cujo resultado são a médio e longo prazo, o Executivo Municipal encaminhou o Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Santo Antonio da Alegria, que aprovou por unanimidade, no dia 27 de março de 2013, o Programa ODONTOCRIANÇA. Assim, ODONTOCRIANÇA embora implantado desde fevereiro de 2011 e já inserido no currículo da rede pública das escolas do município de Santo Antonio da Alegria, passará a ser regido por Lei nº 1.782 de 05/04/2013 e inserido nas políticas de saúde pública do município, incluindo o tema Saúde Bucal no projeto político pedagógico das escolas, onde será trabalhada como tema transversal, ou seja, o assunto será abordado em varias disciplinas durante todo o ano letivo. Uma conquista importante para as crianças, futuramente jovens e adultos com enormes possibilidades de qualidade de vida, sobretudo motivos para sorrir mais.
Departamento Municipal de Saúde de Santo Antonio da Alegria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.