NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

segunda-feira, 2 de abril de 2012

MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DA ALEGRIA RECEBE PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR

PREFEITO DE MINHA CIDADE NATAL SANTO ANTONIO DA ALEGRIA, DENTRE OS 91 MUNICÍPIOS QUE RECEBERAM O PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR, JUNTAMENTE COM SUA COMITIVA, SAIRAM DE SANTO ANTONIO PARA RECEBER TAL HONRARIA.

 

Sorocaba vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Ensino de empreendedorismo nas escolas, incentivo à formalização, entre outras ações consistentes em prol do empreendedorismo são iniciativas da gestão de Vitor Lippi.

Nesta quinta-feira (29), o Sebrae-SP consagrou Vitor Lippi, prefeito de Sorocaba, como grande vencedor da 7ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, etapa estadual. O troféu foi entregue pelo vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.

A cidade com mais de 580 mil habitantes se destacou por desenvolver uma série de ações de estímulo ao empreendedorismo, das quais se destacam a introdução do tema empreendedorismo no ciclo básico das escolas municipais e o estímulo à formalização - apenas em 2011, foram formalizadas 3.803 novas empresas, incluindo Empreendedores Individuais, micro e pequenas empresas.

Uma importante ação de formalização foi a nova etapa do programa Empres@ Fácil, um sistema on-line que permite não só a abertura de novas empresas, mas também alterações cadastrais naquelas que já se encontram em funcionamento. Esse projeto diminuiu de 150 dias para dois dias o tempo médio necessário à abertura de uma empresa em Sorocaba.

Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, afirmou que esse prêmio é um encontro. “Um encontro de capacidades empreendedoras. Um reconhecimento do papel do protagonismo empreendedor representado por esses homens e mulheres públicos que vemos aqui conosco. A expressão de uma crença de que é de iniciativas de gente empreendedora, na esfera pública e no setor privado, que o nosso País mais precisa. Parabéns aos Prefeitos, parabéns às micro e pequenas empresas”.

Aproximadamente 4 mil pessoas acompanharam a cerimônia de entrega do prêmio realizada no Transamérica Expocenter. O Sebrae-SP homenageou também os 91 gestores que apresentaram projetos consistentes, que contemplam uma política desenvolvimentista integradora, abrangente e inovadora, com o Selo Prefeito Empreendedor.

“Nós do Sebrae nos orgulhamos de participar deste movimento que está revolucionando a forma de fazer política no Brasil. Mas queremos mais. queremos que esta forma de tratar os diferentes de forma diferenciada chegue à totalidade dos empreendimentos paulistas”, ressalta Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP.

O prefeito de São Sebastião da Grama, que venceu a premiação na edição anterior, foi contemplado este ano com o 2º lugar. Com 70% de sua economia baseada nas micro e empresas de pequeno porte, a cidade é conhecida como a terra do café de qualidade, agora quer ser reconhecida como a cidade das micro e pequenas empresas.

A gestão comandada pelo Prefeito Emilio Bizon Neto tem se destacado por exercer uma administração voltada para a melhoria da qualidade da população por meio do empreendedorismo e se baseia num Mapa Estratégico, com cerca de 70 ações para incentivar os empreendedores.

A educação empreendedora é uma das bandeiras do município. A cidade conta ainda com seis incubadoras: são 32 empresas que recebem orientação e capacitação nesta rede de apoio. No quesito desburocratização, a prefeitura implantou o Empresário a Jato, que facilita a abertura de empresas. No caso de microempresas e empreendedores individuais bastam 30 minutos para se formalizar.

Terceira colocada na premiação geral, Mogi das Cruzes também é uma cidade que se destaca no apoio aos pequenos empreendimentos locais. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli implementou um conjunto de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios que já é hoje o principal gerador de emprego do município. Entre os benefícios assegurados destacam-se a redução da carga tributária, a desburocratização dos trâmites junto ao poder público e o estímulo à educação e à capacitação empreendedora.

Destaques

Além dos três primeiros colocados, também foram premiados prefeitos com ações de destaque nos temas Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal; Médios e Grandes Municípios; Crédito e Capitalização; Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável; e Promoção do Desenvolvimento Rural. Conheça os municípios contemplados:

Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais: Cubatão, prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva. Sofrendo os efeitos da crise financeira internacional, em 2009, por conta da queda das exportações, a prefeitura elaborou uma série de ações de apoio ao empreendedorismo, como o Cartão Servidor Cidadão, que substituiu o abono pago ao funcionalismo público. Com isso, os mais de seis mil servidores municipais passaram a receber um crédito mensal de R$ 500 para uso exclusivo no comércio local. Além de não comprometer a folha de pagamento da prefeitura, a economia local recebeu a injeção anual de mais de R$ 33 milhões.

Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual: São Paulo, prefeito Gilberto Kassab. Em sua gestão, Kassab decidiu trabalhar na desburocratização para facilitar a formalização; na capacitação técnica para tornar os pequenos negócios mais competitivos e na concessão de microcrédito para garantir a continuidade dos negócios. São Paulo tem hoje 180 mil empreendedores individuais.

Lei Geral Municipal: Andradina, prefeito Jamil Akio Ono. Ao assumir a prefeitura, em 2009, uma das principais determinações de Ono foi o apoio efetivo aos pequenos negócios locais. O primeiro passo foi ajustar a legislação vigente, da década de 70, incorporando o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas. A regulamentação da Lei Geral das pequenas empresas deu espaço para implementação do Programa de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Andradina (Prodesan), com a meta de acelerar o progresso do município por meio de incentivos fiscais e medidas de apoio, facilitando a instalação e ampliação de empresas dos segmentos industrial, comercial e de prestação de serviços.

Médios e Grandes Municípios: Presidente Prudente, prefeito Milton Carlos de Mello. Inovação e empreendedorismo deixaram de ser conceitos subjetivos e passaram a integrar a paisagem de Presidente Prudente. A cidade implantou três núcleos industriais, que geraram quase dois mil empregos em 82 microempresas, que recebem incentivos fiscais e outros benefícios, incluindo capacitação para gerir o negócio. A partir da regulamentação da Lei Geral, o tratamento diferenciado às pequenas empresas se consolidou, com a instalação do alvará instantâneo, que aumentou a taxa de abertura de empresas para 18%, em 2011; o incremento do banco do povo paulista; o estímulo à formalização, com isenção da taxa de alvará e do recolhimento do iss; e a informatização dos processos de licitações públicas, abrindo este novo mercado para os pequenos negócios.

Crédito e Capitalização: Andradina, prefeito Jamil Akio Ono. A concessão de microcrédito para os empreendedores locais se destaca na gestão de Ono. O município investiu em infraestrutura, compra de equipamentos e contratação de agentes de crédito para o Banco do Povo. Com as campanhas e mutirões de divulgação nos bairros, a oferta de crédito por parte do governo estadual dobrou em 2011, passando de quinhentos mil reais para um milhão por ano.

Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável: São José dos Campos, prefeito Eduardo Pedrosa Cury. A cidade é reconhecida por dois motivos: é um dos polos mais importantes do Brasil no desenvolvimento de alta tecnologia e tem a vocação altamente empreendedora, com milhares de micro e pequenas empresas, responsáveis por 2/3 dos empregos. Entre os destaques do investimento em empreendedorismo, estão o acesso das micro e pequenas empresas às contratações públicas de bens e serviços e a instalação da sala do empreendedor, que reúne num único local todas as entidades necessárias para a abertura de empresa, além de representações do banco do empreendedor joseense e do banco do povo paulista.

Promoção do Desenvolvimento Rural: Conchas, prefeita Adriana Dearo Del Bem. Com o foco no desenvolvimento rural sustentável, em parceria com Governo do Estado, Banco do Brasil e Sebrae-SP, a prefeitura realizou capacitação e orientação especializada, instalou a patrulha agrícola, e levou inovação ao campo. Destaca-se também a instalação da Sala do Empreendedor Rural, para facilitar o acesso ao crédito rural e o desenvolvimento da agropecuária.


Conheça a lista dos 91 municípios contemplados com o Selo Prefeito Empreendedor:

Aguaí
Agudos
Altinópolis
Andradina
Araraquara
Artur Nogueira
Atibaia
Bauru
Bocaina
Botucatu
Caieiras
Campina do Monte Alegre
Capão Bonito
Capivari
Catanduva
Conchas
Cubatão
Descalvado
Diadema
Dracena
Embu das Artes
Franca
Franco da Rocha
Garça
Guaiçara
Guararapes
Guararema
Guarujá
Guarulhos
Ibirá
Ibitinga
Igaraçu do Tietê
Ilha Solteira
Itaberá
Itapetininga
Itatiba
Itu
Ituverava
Jaboticabal
Jaguariúna
Jundiaí
Laranjal Paulista
Lençóis Paulista
Lins
Macatuba
Martinópolis
Mauá
Mogi das Cruzes
Mongaguá
Narandiba
Nova Odessa
Novo Horizonte
Olímpia
Osasco
Osvaldo Cruz
Peruíbe
Piracicaba
Pirassununga
Porto Feliz
Potirendaba
Pracinha
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
Ribeirão Preto
Rio Claro
Santa Adélia
Santa Cruz do Rio Pardo
Santa Rita d’Oeste
Santa Rosa de Viterbo
Santo André
Santo Antônio da Alegria
Santo Antônio do Pinhal
Santos
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São Carlos
São José dos Campos
São Miguel Arcanjo
São Paulo
São Sebastião da Grama
Sertãozinho
Sorocaba
Sud Mennucci
Sumaré
Taboão da Serra
Taquarituba
Tarumã
Tatuí
Torrinha
Tupã
Votuporanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.