NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

domingo, 15 de abril de 2012

CAJURU UM MUNICÍPIO NÚCLEO DE PESQUISA E DE PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA CAFEEIRA

Cajuru ganha núcleo da história do café na região


Investimento na Fazenda Santa Cecília chegará a R$ 5 milhões e promete digitalizar informações sobre a época áurea do café


Hélio Pellissari


A fazenda Santa Cecília, em Cajuru, ganhou ontem um novo espaço dedicado à história do café na região de Ribeirão Preto. O Centro de Documentação e Memória da Mogiana foi inaugurado na antiga fazenda do fim do século XIX e conta com diversos documentos da época do café.
O centro foi montado em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto e deve funcionar como um núcleo de pesquisa e de preservação da história da cultura na região. "O núcleo faz parte de todo um processo de restauração da fazenda", explica Omiltom Bernardes Neto, proprietário e idealizador do projeto.
A inauguração do centro ocorreu ontem pela manhã, com a presença de cerca de 100 convidados, que puderam conhecer todo o restauro, que ainda está em andamento. A professora Silvia Espírito Santo, da USP de Ribeirão Preto, diz que esse é o único centro que existe na região, com todas as técnicas e estrutura física em condições de recuperar e digitalizar documentos que existem em outras fazendas e mesmo em museus da região.
Restauro
A restauração da sede da fazenda Santa Cecília é a maior em andamento no Estado de São Paulo, segundo o arquiteto Marcos Tognon, da Unicamp (Universidade de Campinas), responsável pelas obras.
Até o fim do próximo ano cerca de 50 imóveis da fazenda devem ser restaurados. "Acho que este projeto vai servir como um incentivo para outros donos de fazendas da região", afirma. O projeto todo deve custar R$ 5 milhões e teve início em 2011. "Este era um sonho antigo e eu procurei várias fazendas na região até encontrar a Santa Cecília", diz Bernandes Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.