NOSSO TEMPO
www.climatempo.com.br
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
DO BEM ESTAR AO BOM ESTAR...ASSIM É SANTO ANTÔNIO DA ALEGRIA
01/01/2014 10h31- Atualizado em 01/01/2014 12h04
Nesta quarta-feira (1), primeiro dia de 2014, os apresentadores Fernando Rocha e Flávia Freire pegaram a estrada com o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e a pediatra Ana Escobar, consultores do Bem Estar, para visitar a cidade de Santo Antônio da Alegria, no interior de São Paulo. Não há justificativa para a cidade ter sido batizada com esse nome, mas o programa mostrou que o local é realmente alegre e os moradores vivem com saúde e qualidade de vida.
A mais de 300 quilômetros da capital paulista, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, Santo Antônio da Alegria tem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto, principalmente por causa da longevidade de sua população. Logo na porta da cidade, os apresentadores procuraram uma cara triste, mas não encontraram – de acordo com a pediatra Ana Escobar e o cirurgião Fábio Atui, a alegria faz bem para a saúde e ajuda a viver mais e melhor já que libera substâncias benéficas no organismo.
Um dos outros segredos dos moradores é atividade física ao ar livre, em torno de um lago ou na pracinha. Até mesmo uma simples caminhada que parece despretensiosa, já traz benefícios para a saúde, inclusive para o intestino – segundo o cirurgião Fábio Atui, ao caminhar, o líquido é redistribuído e a digestão funciona melhor. Por isso, os exercícios devem ser sempre incentivados, nas crianças, adultos e idosos.
Fora a atividade física, a alimentação saudável também é uma característica de Santo Antônio da Alegria – a horta da dona Maria José tem cerca de 16 mil pés de alface de todos os tipos. Eles têm o hábito de consumir legumes, verduras e frutas diariamente, o que faz muito bem, especialmente os vegetais de cor verde escuro, ricos em ferro. O ideal, de acordo com a pediatra Ana Escobar, é ingerir pelo menos 3 frutas e 2 porções de salada por dia.
Os apresentadores foram também até a praça da cidade para ver como é o almoço dos moradores e viram que os pratos são sempre coloridos, o que é muito saudável já que têm representantes de vários tipos de alimentos. Na sobremesa, no entanto, além das frutas, há o doce de leite, um dos atrativos da cidade – a dica é, se a vontade de comer doce for muito grande, que seja logo após as refeições. Segundo a pediatra Ana Escobar, o açúcar ajuda a liberar dopamina e serotonina, hormônios que dão a sensação de bem-estar - mas a médica alerta que nunca é bom exagerar.
Outro hábito dos moradores que também é muito benéfico é a convivência social na praça principal da cidade. Lá, as pessoas se encontram, conversam e têm momentos de lazer, que fazem com que seja liberada a endorfina, hormônio da felicidade, como explicaram os médicos. E foi através dessa convivência que o Mateus encontrou a Sofia, quando foi visitar Santo Antônio da Alegria. Casados, os dois vivem na cidade e levam uma vida cheia de qualidade de vida – de acordo com o cirurgião Fábio Atui, pesquisas mostram, inclusive, que pessoas que têm parceiros estáveis vivem mais e melhor.
No caso do autônomo Edmundo da Costa, a cidade foi uma grande aliada no tratamento de um câncer no intestino. Para melhorar da doença, ele saiu de Guarulhos e foi até Santo Antônio, onde ganhou uma nova vida, com novos hábitos. De acordo com a pediatra Ana Escobar, mesmo aqueles quem não têm condições de morar em uma cidade pequena, como o Edmundo, também pode levar uma vida mais tranquila em uma cidade grande, basta ter um pouco mais de calma e desacelerar a vida, hábitos que fazem bem à saúde em qualquer idade.
Apresentadores viajaram até a cidade, que fica no interior de São Paulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.