NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CIDADE FOLCLORE: "BELAS PAISAGENS E ECONÔMIA FORTE"

Santo Antônio da Alegria - Belas paisagens e economia forte


CIDADE APOSTA NA QUALIDADE DE VIDA de seus moradores e fortalece negócios familiares baseados na agricultura e pecuária


Foto: Divulgação



Viver em uma cidade cer­cada por natureza exuberante e povo acolhedor é um convi­te a desfrutar uma vida mais saudável. Esse é o ambiente de Santo Antônio da Alegria. Lá é possível observar as belas paisagens do alto dos morros e caminhar e bater papo com os amigos na praça central, além de investir em um negó­cio familiar, com total apoio da prefeitura.

Localizada na divisa entre os estados de São Paulo e Mi­nas Gerais, Santo Antônio da Alegria tem 6,6 mil habitan­tes e uma economia focada nos pequenos negócios volta­dos à agricultura e pecuária. Para quem não tem medo de se aventurar, a cidade tam­bém é referência na prática de esportes radicais, como para­glider, parapente e asa delta.

Os voos livres são fre­quentes na “Ilha do Ar”. A rampa está localizada em um morro que possui várias áreas de decolagem, possibilitando a prática do paraglider, do pa­rapente e da asa delta, inde­pendente da direção do ven­to. Neste ambiente acolhedor, a prática de atividade física se torna bem mais agradável.

A prefeitura de Santo An­tônio da Alegria implantou academias de ginástica ao ar livre, em pontos estratégicos da cidade, e construiu uma piscina de hidroginástica onde há aulas regulares e gra­tuitas. A ótima qualidade de vida dos moradores foi tema da primeira edição do ano do programa Bem Estar, veicula­do pela TV Globo.

Os apresentadores do pro­grama viajaram até o interior paulista para tentar descobrir os segredos de viver bem, com qualidade e alegria. O programa mostrou inclusi­ve pessoas que se mudaram dos grandes centros urbanos em busca de uma vida me­lhor. Eventos tradicionais, especialmente os folclóricos, aquecem o turismo. Entre eles está a Festa dos Santos Reis, a Congada, a Exposição Agropecuária (Expoasa) e os Encontros de Carros Antigos e de Motociclistas.

Prêmios e ótima quali­dade de vida – As ações de incentivo à prática de espor­tes e ao crescimento da eco­nomia elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educa­ção Básica (Ideb) da cidade, que está acima da média nacional. Santo Antônio da Alegria também registra um dos melhores índices de lon­gevidade do país.

O modelo de gestão ren­deu ao município o Prêmio Caixa – Melhores Práticas em Gestão Local, entregue ao prefeito Ricardo da Silva So­brinho (PV) em dezembro do ano passado. “Para nós, ficar entre as 35 melhores práticas em gestão local do país foi motivo de muito orgulho e serviu para entusiasmar ainda mais nossa equipe da melhor idade. O diferencial, de fato, é o nosso povo! Nossos idosos são animados, otimistas, ale­gres, felizes e isto contagia! E a premiação coroou esta pos­tura”, festeja Sobrinho.

Santo Antonio da Alegria mira pequenos produtores


Paralelamente ao ambiente agradável de Santo Antônio da Alegria, favorecido pela nature­za exuberante, era preciso criar ferramentas para fortalecer a economia local. Pensando nisso, o prefeito Ricardo da Silva So­brinho (PV) apostou em inicia­tivas que valorizassem a vocação do município, apoiada na pro­dução caseira de doces, queijos e bolachas.

“Desde 2009, no nosso pri­meiro mandato, já prevíamos a redução da oferta de empregos no campo em função da inevi­tável mecanização da colheita da cana-de-açúcar. Era neces­sário encontrar mecanismos para ofertar emprego para os alegrienses. Por razões de logísti­ca, grandes indústrias não se in­teressam por nosso município”, analisa.

A partir daí, o poder público criou vários programas para fo­mentar a agricultura e pecuária familiares. Uma delas é a incuba­dora de empresas voltada à área de alimentos. Lá há sete boxes montados com toda a infraestru­tura e higiene adequadas à mani­pulação de alimentos, vestiários, escritório e sala de reuniões.

Já o laticínio público pos­sui caldeira, tanque resfriador com capacidade para cinco mil litros, pasteurizador, empacota­dor de leite e câmara fria, além de outros equipamentos de uso comunitário. Tais iniciativas promoveram a melhoria da qualidade dos produtos e, con­sequentemente, ampliaram os empregos. A economia ganhou ainda o programa Melhor Reba­nho, que oferece assistência ve­terinária e inseminação artificial para os pequenos pecuaristas.

O programa Sebrae Leite trouxe uma rede de apoio à ca­deia do leite, tanto da porteira para dentro, como da porteira para fora, com a industrialização dos produtos. A Prefeitura Mu­nicipal criou também o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), para melhorar a qualidade dos produtos feitos nas residências.

A economia familiar ga­nhou o reforço do programa Fábrica de Empregos, que con­siste na locação de galpões para os pequenos produtores com­prometidos com a geração de empregos. “Assim, com baixos investimentos, surgiram várias empresas, já que não precisam de capital para construir e nem de recursos para pagar o alu­guel”, afirma o prefeito.

Fonte: Tribuna Ribeirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.