NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

UM BOM RELACIONAMENTO FAMILIAR: UMA PREVENÇÃO ÀS DROGAS

Coluna: Relacionamento entre pais e filhos
Um bom relacionamento familiar pode prevenir na prevenção às drogas.
  
Quando tudo vai bem na vida dos seus filhos, as pessoas dizem que você teve muita sorte. Quando algo sai errado, você é acusado de ter falhado como pai ou mãe.
As boas vivências na infância são necessárias para formar adolescentes e adultos seguros, com auto-estima elevada e preparados para a vida em sociedade, e os pais são, quase sempre, os adultos mais importantes na vida das crianças, portanto, eles têm uma influência fundamental no desenvolvimento de comportamentos, emoções e habilidades, seja através do próprio exemplo, seja por serem capazes de propiciar experiências positivas e minimizar algumas experiências negativas impossíveis de serem evitadas.
Conversar com os filhos é muito importante, porém, nada substituirá uma educação e convivência familiar na qual seus filhos se sintam amados, valorizados e respeitados. Filhos seguros de si e que se sentem parte importante do coletivo familiar, terão maiores chances de não se fascinar pelo consumo de drogas e de ter maior tranquilidade em lidar com a pressão de amigos.
Demonstre seu amor, Pais devem dar provas de amor através de gestos (abraços, carinhos), palavras (filho eu te amo muito) e de sua presença (física e emocional). Crianças precisam de limites e regras claras, mas também precisam de oportunidades para aprenderem a tomar decisões.
Ajude seu filho ou filha ter auto-estima, gostar de si mesmo, saber que é digno de amor, carinho e amizade. Seja um bom modelo na vida de seu filho, você é referência para ele. É sabido, no entanto, que na adolescência os amigos passam a ter grande importância para ele. Nesse contexto, a chamada “má companhia” passa a ser muito sedutora e poderosa.
Não se assuste com isso, pais atentos enxergam além do portão de suas casas. Uma alternativa é expressar seu desagrado com a amizade, oferecer exemplos concretos que ilustrem esse seu sentimento e tentar negociar alguns limites de convivência entre seu filho (a) e as pessoas que têm atitudes com as quais você não concorda. Pesquisas recentes detectaram que os jovens que usam drogas acham que todo o mundo age como eles.
Sua percepção no tocante ao comportamento de outras pessoas de sua idade, sexo e realidade social é distorcida. Com base nesses dados, esclareça aos filhos que somente uma minoria bebe demais, fuma ou usa drogas.
Mesmo em uma conversa difícil ou delicada com os filhos, ou num momento de impor limites e marcar posição, saiba expressar isso com serenidade, demonstrando o quanto você os ama e luta pela felicidade deles.


Fonte: Samuel Zanferdini
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.