NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

FAZU PESQUISARÁ DESEMPRENHO DE CANA ADUBADA COM CAMA DE FRANGO

Desempenho de cana adubada com cama de frango será tema de pesquisa na FAZU
 
Acadêmicos do curso de Agronomia (noturno) da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) estão se dedicando a uma pesquisa científica que avaliará o “Desempenho da cana-planta adubada com cama de frango”. O projeto de Iniciação Científica do PIC-PIBIC aprovado no início deste semestre, com vigência até julho de 2013, irá comparar em um campo experimental o desempenho da cana planta adubada com cama de frango e a cana adubada com adubo químico.

A pesquisa teve início com a amostragem de solo, calagem, sulcação e escolha da muda. Os alunos também realizaram todos os cálculos de dosagem e recomendações agronômicas para atividade, com o auxílio do orientador, professor Sérgio Ademir Calzavara. O plantio da cana-de-açúcar foi realizado pelos acadêmicos responsáveis pela pesquisa Robson Pacheco, Luiz Carlos dos Santos, Gisely Marafelli, Renato Humberto Vilela, Cristiano Henrique de Oliveira e João Luis Mendes, no início do mês de setembro, na Fazenda Escola da FAZU.

Para os alunos que participam da pesquisa, este trabalho está sendo de grande importância, já que os mesmos estão adquirindo muitos conhecimentos tanto teóricos quanto práticos. “Estamos aprendendo muito com este projeto, principalmente na tomada de decisões diante a desafios e obstáculos que surgem no decorrer das atividades, e isto conta muito na formação do profissional de agronomia” relata o aluno Robson Pacheco.
Jornada Científica

 
Tanto o projeto quanto as atividades executadas até o momento serão apresentadas durante a XI Jornada Científica, promovida pela FAZU, entre os dias 22 a 26 de outubro. “Quando há o interesse e dedicação, a busca pelo aprendizado diferenciado não se limita apenas à sala de aula. Todos os alunos deste projeto trabalham integralmente durante o dia e desenvolvem o projeto aos fins de semana e feriados. A experiência prática que estão obtendo agregará conhecimento e qualificação para a vida acadêmica e profissional”, comenta a professora Alessandra Vilaça, coordenadora de Pesquisa da faculdade.
 
Laura Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.