NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sábado, 30 de junho de 2012

REAJUSTE NO PLANO DE SAÚDE...A PARTIR DE AGOSTO

Sábado, 30 de Junho de 2012 às 09h43

Planos de saúde sobem 7,93% a partir de agosto

Valor fixado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar às operadoras ficou acima da inflação

Por Fernando Martins

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em 7,93% o índice máximo de reajuste para os planos de saúde individuais/familiares contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. O porcentual, válido para o período entre maio/2012 e abril/2013, incidirá sobre os contratos de cerca de 8 milhões de pessoas, cerca de 17% dos consumidores de planos no Brasil e ficou acima da inflação do período. Apenas em Araraquara, serão 24.052 pessoas afetadas com a mudança. Se contar a microrregião, o valor salta para 36.749.

O índice de reajuste autorizado pela ANS pode ser aplicado somente a partir da data de aniversário de cada contrato, com a permissão de cobrança do valor retroativo, caso a defasagem seja de, no máximo, quatro meses. Em caso de dúvida, os consumidores devem entrar em contato com a agência por meio do telefone 0800 701 9656 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS 0800 701 9656 end_of_the_skype_highlighting ou pela internet no endereço www.ans.gov.br.

Repercussão

Para muitos usuários, o reajuste é considerado abusivo. O analista de materiais Marco Aurélio Pinheiro da Silva é um deles. "Acho um absurdo o aumento. Sempre que precisamos, não conseguimos o atendimento adequado. Minha esposa sofreu acidente de moto há uma semana e queriam agendar ortopedista para agosto", diz revoltado.

Os planos de saúde que atuam em Araraquara também foram contatados pela reportagem. A Unimed, em nota, disse que "serão respeitadas as normas estabelecidas pela ANS e será aplicada a nova tarifa somente aos planos adaptados à Lei nº 9.656/98."

Valéria Cestonari, administradora do plano União Operária diz que também cumprirá a lei. "O usuário sente o aumento, mas muitos novos procedimentos foram incluídos e eles têm alto custo", pondera. A Benemed, por sua vez, não respondeu à reportagem até o fechamento da edição.

Veja como fica o reajuste na Tribuna Impressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.