NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sexta-feira, 22 de junho de 2012

MORRE O ARCEBISPO DOM JOVIANO...



Com pesar, comunicamos o falecimento - ocorrido na tarde desta quinta-feira (21) em Ribeirão Preto - do Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, DOM JOVIANO DE LIMA JÚNIOR, aos 70 anos de idade. Seu corpo será velado a partir desta noite na Catedral Metropolitana de São Sebastião e o sepultamento será no próximo sábado (23), às 16 horas, após Celebração Exequial na própria Catedral.
prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, decretou luto oficial de três dias devido ao falecimento, nesta quinta-feira, dia 21 de junho, do arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Junior, que está na arquidiocese desde abril de 2006, quando sucedeu Dom Arnaldo Ribeiro.
A Prefeitura também distribuiu nota lamentando o ocorrido, onde a prefeita assim se manifesta: “Foi com pesar que recebemos a notícia da morte de arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Júnior. Na cidade desde 2006, quando sucedeu Dom Arnaldo Ribeiro, sempre demonstrou interesse pelo dia a dia da cidade, além dos valores espirituais. Comprometido com as causas sociais, desenvolveu um belíssimo trabalho à frente da Arquidiocese”.

Dom Joviano estava internado no Hospital São Francisco desde o dia 10 de junho de 2012. Enfrentava, há cerca de três anos, um tratamento contra um câncer no intestino. O velório será na Catedral Metropolitana de São Sebastião, tão logo a chegada do corpo. O sepultamento está marcado para as 16h deste sábado, dia 23 de junho, na Catedral, após a celebração Exequial.


Nascido em Uberaba em 23 de abril de 1942, Dom Joviano tem um extenso currículo de dedicação à vida religiosa. Escreveu alguns livros sobre Liturgia e colaborou em diversos periódicos e revistas no Brasil e no exterior (Itália e USA). Foi assistente eclesiástico do Instituto Secular Servitium Christi, inspirado no carisma sacramentino.

Foi ordenado bispo pelas mãos de Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Constantino Amstalden e Dom Benedito de Ulhôa Vieira.

Em Ribeirão Preto, desde a sua posse no dia 3 de junho de 2006, ordenou 16 presbíteros diocesanos e 1 religioso.

Foi vice-presidente do Regional Sul 1, membro da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), membro do Conselho Permanente da CNBB e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB.

PS: Dom Joviano foi bispo na Diocese de São Carlos entre 1995 e 2006., por isso o motivo do prefeito de São Carlos também ter decretado luto oficial na cidade...em respeito..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.