NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sábado, 30 de junho de 2012

NÚMERO DE EVANGÉLICOS...CRESCEM 60% EM 10 ANOS

Número de evangélicos aumenta em Araraquara, segundo IBGE

Em dez anos, número de católicos cai aproximadamente 20%; evangélicos registraram crescimento de cerca de 60%

Por Antonio Marquez

O número de evangélicos em Araraquara cresceu mais de 60%, no período entre 2000 e 2010, de acordo com dados divulgados ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período, entretanto, a Igreja Católica registrou uma queda de 20% no número de fiéis na cidade.

Atualmente, conforme o estudo, 125 mil araraquarenses (61,21%) são católicos, enquanto que 44 mil pessoas (21,10%) frequentam igrejas evangélicas. Cerca de 40 mil habitantes, no entanto, (18% restantes) estão ligados a outras religiões, doutrinas, ou não souberam responder a pesquisa.

Para o presidente regional da Igreja Assembleia de Deus, pastor José Carlos Borato, os líderes católicos deixaram de falar palavras que as pessoas precisavam ouvir. "Elas querem acolhimento e incentivo", afirma Borato.

Segundo o pastor, o número de programas de televisão e o crescimento da música Gospel contribuíram para o aumento dos templos evangélicos que, em Araraquara, já somam 155, conforme Borato.

O cônego Celso Biffi, pároco da Igreja Santo Antônio, acredita que a diminuição no número de fiéis ocorre, principalmente, por falta de estratégia da Igreja Católica, na busca por alcançar um porcentual maior de pessoas. "Para você ter uma ideia, no Selmi Dei, um bairro com aproximadamente 30 mil habitantes, temos apenas um padre para mais de 50 pastores", compara o cônego.
Veja a análise do especialista na Tribuna Impressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.