NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DEPUTADO DO PPS LANÇA MOVIMENTO PARA REDUZIR MAIORIDADE

Alex Manente lança movimento para  reduzir maioridade
Tiago Silva/DGABC
O deputado estadual Alex Manente (PPS) lança amanhã o movimento ‘16 Já’ com intuito de promover um abaixo-assinado para a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O primeiro ato será realizado na Praça da Igreja Matriz de São Bernardo, na Rua Marechal Deodoro.
A proposta do parlamentar é percorrer todos os bairros de São Bernardo com o movimento e organizar atividades nas sete cidades do Grande ABC para colher assinaturas em um abaixo-assinado, que também ficará disponível na internet. “É uma discussão que deve ser levada ao Congresso. Queremos sensibilizar ao máximo a população sobre o tema”, explicou o popular-socialista.
“O mais importante é o sentimento de impunidade que a população tem. Com 16 anos, a pessoa já tem plenas informações para poder discernir sobre o que é correto e o que não é, sobre o que é ilegal e o que é crime. Esse movimento é um primeiro passo para uma medida que tem condição concreta de ser alterada. Se pegarmos o percentual dos crimes cometidos por menores podemos constatar que essas pessoas ficam apenas dois ou três anos na Fundação Casa por terem cometido crime hediondo e estão livre”, argumentou Alex.
O tema vem sendo debatido nacionalmente após sequência de assassinatos cometidos por menores. Em São Bernardo, a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza morreu queimada após tentativa de assalto no dia 25 de abril. Quatro pessoas confessaram à polícia terem cometido o crime, entre eles um era menor de idade. Em abril, o estagiário Victor Hugo Deppman, 19 anos, foi assassinado em São Paulo por um menor também em tentativa de assalto.
Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo se posicionou contra a redução da maioridade penal e o próprio PT concordou com a declaração. O movimento será lançado na cidade comandada pelo petista Luiz Marinho.
“Não estou pautando essa discussão por partido político. Quero que o movimento seja suprapartidário. Queremos agregar todos os apoios. Tenho certeza que a maioria apoia”, comentou Alex. “Em relação ao ministro da Justiça, foi uma declaração pessoal, devemos olhar a sociedade e mostrar a vontade popular”, rebateu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.