NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

ALCKMIN DESENHA SECRETARIADO COM VISTAS A 2018



Alckmin desenha secretariado com vistas a 2018

POR PAINEL
26/12/14  02:00


2018 é logo ali Geraldo Alckmin (PSDB) estuda uma maneira de contemplar os presidentes nacionais de dois partidos aliados ao finalizar a montagem de seu secretariado: Roberto Freire (PPS) e José Luiz Penna (PV). O tucano busca um desenho que permita à dupla, que não se reelegeu, assumir a Câmara em 2015. O movimento tem em vista as eleições de 2018: amarrando os dois, Alckmin amplia sua influência nacional sobre os aliados, o que facilitaria a construção de sua candidatura à Presidência.
Fila indiana Para que Freire assuma o mandato, o tucano precisa chamar para seu secretariado quatro parlamentares da chapa, composta por PSDB, DEM e PPS.
Te quero verde O caso de Penna é mais complicado: como ele é segundo suplente, o partido precisaria resolver a questão interna, além de ter um deputado nomeado para a equipe de Alckmin. Se a ideia vingar, o mais cotado é Roberto de Lucena, que iria para a Secretaria do Turismo.
Mesa redonda O Palácio dos Bandeirantes tenta acertar para hoje as reuniões com os partidos aliados para definir a cota política do secretariado. Disso dependem os anúncios que o tucano pode fazer nesta sexta-feira.
Enfim, férias Andrea Calabi, secretário da Fazenda que está se despedindo do governo paulista, se diz feliz com a decisão do sucessor, Renato Villela, de tirar uma semana de férias após o início do período de transição.
Tudo azul Ele tomou essa decisão depois de se inteirar da situação das finanças de São Paulo. É sinal de que fiz bem o dever e que as coisas aqui estão em ordem, brinca o atual secretário.
Agora vai Na reta final do mandato, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) se reuniu antes do Natal por 50 minutos com Joaquim Levy. Diz que o futuro ministro da Fazenda foi superatencioso ao ouvir explicações sobre a renda básica de cidadania.
Remédio… O tamanho da nova Cide, a contribuição sobre a gasolina cujo retorno é estudado pelo Planalto, ainda depende de cálculos que serão feitos pelo governo.
… ou veneno A equipe econômica já trabalha com uma inflação maior no primeiro trimestre de 2015, mas não quer exagerar na dose ao ampliar a carga tributária.
Trenó… Candidato à presidência da Câmara, Julio Delgado (PSB-MG) iniciou na semana do Natal suas viagens pelo país em campanha pelo cargo. O deputado pretende percorrer os Estados para reuniões com as bancadas.
… solitário Na primeira viagem, foi sozinho, em avião de carreira. O rival Eduardo Cunha (PMDB-RJ) usa jato custeado pelo partido.
Em casa Delgado fez seu primeiro encontro com deputados de Pernambuco, acompanhado do governador eleito, Paulo Câmara, e do prefeito de Recife, Geraldo Juilo. Aproveitou a visita para ver Renata, viúva de Eduardo Campos, e os filhos do casal.
Em tempo A bancada do PT na Câmara marcou reunião para a próxima sexta-feira, 2 de janeiro, dia seguinte à posse de Dilma Rousseff. Vai discutir estratégias para a candidatura de Arlindo Chinaglia à presidência da Casa.
Cadê? Integrantes da maior corrente petista, a CNB, se dizem preteridos em favor da Mensagem ao Partido na montagem do ministério de Dilma. “A maioria no partido é a minoria no governo”, queixa-se um parlamentar.
É dela Parte do grupo diz que Aloizio Mercadante (Casa Civil), apesar integrar a CNB, é um representante da presidente, e não da corrente.
APODE2612PAINEL
Bom velhinho Do deputado Marcus Pestana (PSDB-MG): “Dilma prometeu que o Papai Noel traria a demissão da cúpula da Petrobras, PIB chinês e inflação suíça. Pena que Papai Noel não existe”‌.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.