NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

terça-feira, 20 de maio de 2014

PESQUISA DA FDE COLOCA GAVIÃO EM POSIÇÃO DE DESTAQUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GAVIÃO PEIXOTO TEM MAIS DE 66%  DAS CRIANÇAS ATÉ 3 ANOS NA ESCOLA
 

Gavião Peixoto recebeu destaque e foi mencionada nesse mês de Abril pelo jornal Araraquara.com. Segundo a matéria Gavião se destaca pela quantidade de crianças até 3 anos na escola. As informações foram obtidos a partir dos dados do Censo da Educação. Confira abaixo a reportagem.


Araraquara é destaque quando o assunto é crianças com até três anos matriculadas em creches. É o que mostra o Censo da Educação, divulgado ontem: 60% das crianças nessa faixa etária já frequentam creches. Porém, acima dessa idade, a frequência cai.

A pesquisa da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) cruza diferentes dados que estão no SIM (Sistema de Informações Municipais). O número, referente ao ano de 2012, é um dos mais altos da região e supera a média estadual, que ficou em 37,37%.

Na região, a cidade está atrás apenas de Gavião Peixoto, que tem mais de 66% das crianças até 3 anos na escola.

No entanto, Araraquara também supera o nível de cidades de porte semelhante, como Araçatuba, 45,58%, São Carlos, 49,39%, e Rio Claro, 45,82%.

Apesar desse “saldo” positivo, quando as crianças atingem 4 e 5 anos a média araraquarense na escola cai para 92,12% e fica atrás da média regional, de 95,89%, e da estadual, que soma 94,58%.

Para secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, a redução pode ser justificada pela migração de parte das crianças para o ensino privado. “A rede abriga a demanda atual de pelo menos 11 mil alunos de 0 a 5 anos e a frequência escolar da criança nos dois anos que antecedem o ingresso na 1a série é fundamental”, diz.

A cabeleireira Daniela Telarolli, de 34 anos, matriculou o filho Miguel no CER “Leonor Mendes de Barros”, no Parque Infantil, há dois anos.
“Ele ficava em uma escola particular, mas decidi colocá-lo em uma do Município por achar que o ensino também é muito eficiente”, comenta.
Estatística também aponta outros números da Educação
Em 2009, a taxa de analfabetismo na cidade era de 5,2%. No ano seguinte, a quantidade araraquarenses que não sabiam ler e escrever diminuiu para 3,62%, índice abaixo do registrado na região administrativa e no Estado de São Paulo todo.

No ensino fundamental, os números também oscilam. Nos primeiros anos da vida escolar, por exemplo, a taxa de abandono é de 0,1% em Araraquara. Já nos anos finais desta etapa, a evasão escolar é de 1,6 %.

Dos que concluíram o ensino básico, pouco mais de 8,8 mil jovens se matricularam no ensino médio e somente 28,94% deles atingiram uma nota adequada em língua portuguesa no Saresp. Em matemática, é mais crítico: apenas 5,10% tiveram boas notas.

Na EJA (Educação para Jovens e Adultos) há dois anos, o número de matriculados alcançou 783 pessoas em Araraquara. Na região, mais de 3.550 procuraram o programa. 
 
(Reportagem de: 30/04/2014 - 08:45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.