NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

terça-feira, 13 de setembro de 2011

FESTA DO CONGO : MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA E CULTURAL!

































































































































Nossa reportagem esteve de 9 a 12 de setembro, na "Cidade Folclore", Santo Antônio da Alegria, prestigiando o maior encontro Folclórico de Congada, Catupé, Moçambique e Caiapós do Brasil.

E estamos levando para hoje moradores de Gavião esta arte cultural e religiosa, lembrando que descobrimos na Cidade de Asas, familias que tem parentesco e conhecimento deste evento na Cidade Folclore um exemplo é a familia da Das Dores, onde sua mãe já foi rainha do Congo, e nada mais natural que trazermos esta lembrança de brilho e cor, manifestada através de cantos, danças e muita fé nos Santos Patronos: São Benedito, São Domingos, Santa Efigênia, Nossa Senhora do Rosário, Santa Catarina e São Roque.

No domingo que é o ponto alto da festa a prefeitura oferece na Escola Municipal alimentação para os congadeiros, familiares, visitantes e a toda população local, e tem ainda aquelas familias que na forma de promessa e fé nos Santos Patronos também oferece refeição aos congadeiros durante os 4 dias do evento. A comisssão organizadora divide os festeiros, de forma que todos possam cumprir suas promessas.

E cada familia sabe quem vai almoçar ou jantar em sua casa, o horário, para que com este cronograma se crie o hábito de cada ano mais ter estas familias para somar ao sucesso da festa, e até familias de outras cidades, dão esta refeição em clubes da cidade, o que só mostra a grandeza do evento.

E grupos de todas as partes do Brasil se apresentaram neste encontro de tradição, que tem mais de um século, e no domingo (11/09), mais de 30 grupos estiveram na Praça do Rosário para assistir este evento, que passa de geração para geração, razão que faz este Congado ter este tempo de existência, nem com chuva o evento perde o brilho.

E para o deleite destas familias de Gavião Peixoto, que já conhecem e aquelas que por ventura queira prestigiar, este evento anual acontece sempre na primeira quinzena de setembro, e de tamanho investimento da Cultura Alegriense, a cidade ostenta este título de Cidade Folclore, o que atraí imprensa falada e escrita de todo Estado.

O poder público monta tendas no calçadão da praça e tem música ao vivo, para as crianças um grande Parque é montado, assim os pais festam numa boa, enquanto os filhos se divertem em vários brinquedos...uma multidão faz este evento ser o maior do País.

E uma música feita por um grupo marcou a despedida de um folião e capitão e levamos até você a letra: "Quando eu morrer coloque em meu jazigo as vestes de um congadeiro ao invés de um vaso florido; e leve a caixa, o tamborim e o pandeiro, tudo isso me pertence...herança de um congadeiro!"

Como alegriense que sou de nascimento e gavionense de coração, já entrei em contato com a secretaria de cultura desta cidade, para que o município possa no mês do folclore agosto, entrar em contato com a Comissão da Festa de Santo Antônio para estar trazendo um dos quatro grupos existentes na Cidade Folclore, para uma apresentação na Praça ou nas Escolas.

A idéia foi dada, me prontifiquei se for o caso intermediar este contato, já que é uma festa que por quase duas décadas fiz a cobertura impressa e tenho como ajudar nesta realização, falta a secretária Natália e o prefeito Ronivaldo dar o aval, e tentarmos juntos este incentivo em prol da cultura e religiosidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.