NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 19 de março de 2014

AS MÁQUINAS INVADEM OS CANAVIAIS

As máquinas invadem os canaviais
Na safra 2013/14, São Paulo alcançou 90% do corte mecanizado com cana crua, uma prova que o setor cumprirá o Protocolo Ambiental assinado entre o Governo do Estado e a UNICA em 2007, acordando que: no ano de 2014, plantações que estiverem em áreas com declividade de até 12%, não poderão mais ser queimadas, apenas as área com declividade maior terão até 2017 para se adequarem às normas.
Os demais estados seguem o Protocolo Agroambiental assinado pelos produtores com o Governo Federal, em 2002, que estabeleceu metas graduais para o fim das queimadas da palha da cana que estipula o fim das queimadas, nas áreas mecanizáveis, aconteceria até 2021, nos locais onde a declividade do solo fosse inferior a 12%. E, até 2031, nas regiões cujo solo tenha declividade superior a 12%.
Mas, mesmo sem protocolo que antecipa a eliminação da queima, a maioria dos estados da região Centro-Sul acompanha ou até ultrapassa o alto índice de mecanização paulista. Nessas novas fronteiras, a topografia plana e principalmente a falta de mão de obra incentivaram a implantação dos canaviais já adaptados para a colheita mecanizada.
A canavieira é uma das últimas grandes culturas a se mecanizar, iniciou por volta de 15 anos, há quem defenda que a mecanização da cana já é uma tecnologia consolidada, no entanto, outros dizem que ainda há muito o que melhorar, que comparado, por exemplo, com a cultura da soja, as máquinas e implementos canavieiros são carroças.
O assunto será amplamente debatido durante o 16º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, realizado pelo Grupo IDEA, e acontece nos dias 26 e 27 de março, no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto, SP. Trata-se do maior seminário mundial sobre mecanização canavieira, reunindo aproximadamente 700 profissionais do Brasil e do exterior. Durante o evento, são debatidas práticas e soluções e apresentadas novas tecnologias para aprimorar o desempenho da mecanização canavieira.
Informações sobre o Seminário e como fazer inscrição, no link: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/16-seminario-de-mecanizacao-e-producao-de-cana-de-acucar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.