NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE GAVIÃO VISITAM A EPTV CENTRAL

EPTV na Escola

Com este tema vários alunos da rede estadual de ensino participaram e assim da 16ª edição.
E na manhã de hoje (21/08) alunos da E E Conselheiro Gavião Peixoto, estiveram vivendo o lado concreto desta participação, onde acompanhados da professora Suse Mattiassi, puderam conhecer a Emissora Paulista de Televisão (EPTV). E algo que fica para vida toda, estar no estúdio onde é feito os jornais e conhecer os apresentadores.

"A educação que tenho é a que eu deveria ter?". Essa é pergunta que vai ficar na cabeça dos alunos e professores que participam do projeto EPTV na Escola em 2015. Elaborado para a 16ª edição da iniciativa, 15ª que acontece em todas as praças da EPTV, o tema surgiu durante as reuniões da coordenadora do projeto, Lívia Lucas e o diretor geral de jornalismo e conteúdo da emissora, Ciro Porto. O lançamento do projeto em São Carlos aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º), no SESC.
Pela primeira vez na história do EPTV na Escola, o tema das redações volta o olhar do aluno para dentro da própria escola e propõe uma análise crítica dos papéis dos professores, diretores, escolas e do próprio aluno.
"Esperamos que com esse tema possamos, mais uma vez, colaborar para a melhoria da educação e promover uma discussão que possa vir a melhorar, também, as escolas", afirmou Lívia sobre o novo tema durante o evento de apresentação do projeto realizado em 25 de março, em Valinhos (SP).
No regulamento, a organização do EPTV na Escola ressalta, também, a importância da consideração de outros fatores além da escola no momento da composição da redação. Segundo o texto, os pais também cumprem papel importante nesse processo.

"A formação de um indivíduo se sustenta em vários pilares e sua responsabilidade é dividida por várias camadas sociais, a começar pelo próprio berço onde o SER nasce. Nesse caso, vale salientar que é importante reforçar a consciência que os responsáveis pelas crianças exercem na formação e no ensinamento de valores, inclusive no que tange mantê-las na escola, para sustentar o direito a educação formal, esse sim relacionado às políticas educacionais exercidas pelo Estado e foco da reflexão do tema desse ano", propõe o documento que pode ser lido na íntegra clicando aqui.

Histórico
O projeto EPTV na Escola foi criado em 1999 na EPTV Central, em São Carlos, através de um projeto piloto nas cidades da área de cobertura daquela região. O sucesso entre os alunos e escolas participantes foi tão grande que, no ano seguinte, em 2000, passou a ser realizado em todas as praças da EPTV. A partir de 2002 houve a padronização da iniciativa, tanto em relação às regras, que são atualizadas e aprimoradas ano a ano, quanto aos temas.
O EPTV na Escola tem como objetivo incentivar jovens estudantes a mostrar seu papel na sociedade, permitindo a interação dos alunos com um veículo de comunicação. O concurso premiará os autores das melhores redações inscritas no projeto.

Foto/Face Suse Mattiassi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.