NOSSO TEMPO

quinta-feira, 23 de abril de 2015

REISADO DA CIDADE FOLCLORE...VIRA FILME EXIBIDO NO CINEBRASIL TV

site festa dos reis

santo antonio da alegria comp de reis pinheiros emb dirceu 32 ecr 2010 cleo


TELEFILME EM EXIBIÇÃO NO CINEBRASILTV

O telefilme A Festa dos Reis , produzido pela Marandu Comunicações e dirigido por Rogério 
Takashi, aborda um motivo folclórico-religioso muito recorrente na região nordeste do Estado de São Paulo / sudoeste de Minas Gerais: a Folia de Reis.
Trata-se de uma tradição centenária que acontece, na região, entre meados de outubro e vai até 6 de janeiro do ano seguinte, o Dia dos Santos Reis Magos, comemorado pelo calendário religioso.
O filme enfoca rituais, músicas, danças e principalmente a devoção extrema dos cantadores e das famílias que recebem a visita do grupo. Essa recepção, invariavelmente, é regada com muita comida típica da região, que é servida entre rezas e louvações.
É destacada no telefilme a Companhia de Reis do Pinheiros, do município de Santo Antônio da Alegria-SP (extremo nordeste do Estado), que representa sua atuação exatamente como era feita há mais de cem anos, como comprovam documentos, fotos e depoimentos.
A grande característica desta Companhia (e de várias outras da região) é a Festa dos Doces, que acontece tradicionalmente no dia 6 de janeiro, como encerramento das atividades. São produzidas, por voluntários, cerca de 3 toneladas de doces diversos, para distribuição gratuita aos milhares de devotos presentes na grande festa.
O telefilme tem 52 minutos de duração, foi produzido em 2010 e está sendo exibido pela CineBrasilTV desde janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.