NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SAIBA O QUE É CRAS E SUA ATUAÇÃO EM GAVIÃO PEIXOTO

CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)
A Casa da Família de Gavião Peixoto/SP

O que é CRAS – Centro de Referência da Assistência Social?
O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.
O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização  dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política nacional de assistência social.

Quais as principais Leis e Normas que determinam o trabalho do CRAS?

LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: LEI Nº 8.742 de 07 de Dezembro de 1993.
- Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (2012).
- Política Nacional de Assistência Social (2004).
 Principais atuações do CRAS:
·         Presta serviços de Proteção Social Básica de Assistência Social para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de concivência familiar e comunitária;
·         Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local;
·         Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situações de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas soaciais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

Como atua o CRAS?
O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso as famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção especial. Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.
 SERVIÇOS OFERECIDOS NO CRAS DE GAVIÃO PEIXOTO/SP

·         PAIF: Programa de Atenção Integral à Família.
·         Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Comunitários para Crianças e Adolescentes de 7 a 14 anos de idade.
·         Aconselhamento Psicológico
·         Atendimento Socioasssitencial
·         Grupo de famílias e dependentes químicos.
·         Reuniões com famílias.
·         Cursos de Capacitação Proffissional.
·         INSS
·         Orientações Gerais;
·         Agendamento de Perícia
·         Contagem de Tempo de Registro em Carteira;
 ·         Programa de transferência de renda:
BOLSA FAMÍLIA;
- RENDA CIDADÃ;
AÇÃO JOVEM;

·         Acompanhamento de pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC- LOAS).
Resumindo:
Se você tem dúvidas sobre Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem, Benefício do INSS, Aposentadoria, Pensão Alimentícia; Auxílio –Doença, Salário Maternidade, Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário, ou outras dúvidas deste tipo, procure a equipe do CRAS!
Direito não se discute, se defende. Conte com a gente. Pergunte, ligue e venha nos fazer uma visita! Estamos de portas abertas das 08h às 17h, de segunda à sexta-feira.

O CRAS – A Casa da Família de Gavião Peixoto fica na Avenida Paraná, Nº 400, Jd. Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.